7 lições para a felicidade segundo Tal Ben-Shahar

7 lições para a felicidade segundo Tal Ben-Shahar

No ano de 2012, o primeiro Relatório Mundial da Felicidade foi lançado em uma Assembleia Geral da ONU. Proposto no ano anterior, o relatório tinha como objetivo medir a felicidade dos habitantes dos países participantes, descrevendo o estado dessa felicidade, suas causas e suas implicações políticas.

Composto por avaliações objetivas e subjetivas, o relatório aponta as relações interpessoais como fatores relevantes para a análise do bem-estar. No Brasil, por exemplo, o relatório aponta que o percentual de brasileiros que mantêm relações próximas aos amigos (cerca de 60%) ajudaram nosso país a estar entre os mais felizes da América Latina.

De modo geral, podemos observar que, quando o assunto é felicidade, a união faz a diferença, mas o esforço individual pode espalhá-la ainda mais. O professor e escritor da Psicologia Positiva, Tal Ben-Shahar, um dos líderes sobre este assunto no mundo, ministra cursos sobre a felicidade e elenca 7 lições na busca da felicidade.

Segundo o pesquisador, os dados mostram que 40% da nossa felicidade vem de opções pessoais, por isso precisamos olhar para os mais felizes, observá-los e aprender com eles. A felicidade para Tal Ben-Shahar é um exercício individual que impacta no coletivo. Agora você pode estar se perguntando: “Ok, mas como eu faço isso?”. Bom, abaixo listamos as 7 lições para a felicidade segundo Tal Ben-Shahar para que você possa contribuir, individualmente, para a felicidade de todos (incluindo a sua, claro).

 

1.Permita-se ser humano

Quando aceitamos que nossas emoções – como o medo, a tristeza ou a ansiedade – são naturais, é mais fácil lidar com elas. Rejeitá-las, seja quando forem positivas, seja quando forem negativas, leva à frustração e à infelicidade. Vivemos em uma cultura obcecada pelo prazer e acreditamos que a marca de uma vida digna é a ausência de desconforto, mas a verdade é que o “errado” é não sentir tristeza ou ansiedade. Portanto, permita-se ser humano e vivencie suas emoções.

 

2.A felicidade está na intersecção entre prazer e significado

Seja no trabalho, seja em casa, envolva-se em atividades que sejam pessoalmente significativas e agradáveis. Quando isso não for viável, assegure-se de ter impulsionadores da felicidade, como momentos que lhe proporcionem prazer e significado. Pesquisas mostram que uma hora ou duas de uma experiência significativa e prazerosa podem afetar a qualidade de um dia ou mesmo uma semana inteira.

 

3.A felicidade depende do nosso estado de espírito

Excluindo as circunstâncias extremas, nosso nível de bem-estar é determinado pelo que escolhemos focar e por nossa interpretação dos eventos externos. Você olha para a parte cheia ou vazia do copo? Consideramos os fracassos como catastróficos ou os vemos como oportunidades de aprendizado?

 

4.Simplifique!

Geralmente estamos ocupados demais, tentando espremer mais e mais atividades no menor tempo possível. Lembre-se de que a quantidade influencia a qualidade e que comprometemos nossa felicidade tentando fazer muito. Saber quando dizer “não” aos outros geralmente significa dizer “sim” para nós mesmos.

 

5.Lembre-se da conexão mente-corpo

O que fazemos – ou não fazemos – com nossos corpos influencia nossa mente. Exercício regular, sono adequado e hábitos alimentares saudáveis levam à saúde física e mental.

 

6.Expresse gratidão, sempre que possível

Muitas vezes, tomamos nossas vidas como garantidas. Aprenda a apreciar e a saborear as coisas maravilhosas da vida, das pessoas ao alimento, da natureza a um sorriso.

 

7.Priorize relacionamentos

O maior motivador da felicidade é o tempo que passamos com pessoas de quem gostamos e que se preocupam conosco. Essa fonte pode ser a pessoa sentada ao seu lado. Aprecie o tempo que vocês passam juntos.

Você é a pessoa mais importante da sua vida. Você merece viver, você merece ser feliz, você merece ser Diferenser!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!