A mãe não é apenas o ser que gera vida, ela é muito mais, mas calma que a gente chega lá.
Para entender a importância da mãe em nossas vidas, precisamos fazer algumas reflexões. Primeiro temos que entender em que situação se encontrava aquela pessoa que se descobriu gerando outra vida, quais os sentimentos que envolveram esta descoberta, quais as reações das demais pessoas envolvidas neste fato, o pai da criança, familiares, amigos, sociedade, religião e até mesmo o sentimento da própria pessoa geradora.
Sabemos que são inúmeras as possibilidades e reações que envolvem esta situação, passando da extrema felicidade até a mais forte rejeição e repúdio. Todas estas situações influenciam diretamente na pessoa que está sendo gerada, em suas atitudes, seu caráter, seus medos, suas mágoas, vitórias e conquistas. Mas em que momento a Constelação Familiar pode agir e ajudar.
Quando se está fazendo uso da terapia de Constelação Familiar é importante entender o significado da figura “mãe” no processo, ela representa força e coragem, que está diretamente relacionado a atitude de ter aceito o desafio de correr riscos para gerar outra(s) vida(s) e também nutrir estas vidas. Este “nutrir” vai além da alimentação, é muito mais que isso. É prover princípios, informação, energia, entusiasmo, perspectiva, ideais, cultura, metas, e infinitas atribuições que podem ser positivas ou negativas na vida e nas atitudes do indivíduo por ela gerado. Este indivíduo irá lidar com estas situações e que papel irá atribuir a sua mãe: culpada ou heroína da sua vida?
Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar, apontou que a forma como tratamos a nossa mãe é a forma como tratamos a nossa vida, a importância da mãe é tão grande que os indivíduos que possuem entraves na relação terão dificuldade de progredir, podendo gerar problemas de ordem física e mental. Resolver estes entraves com a mãe ajuda os indivíduos a evoluírem em todos os aspectos.
Normalmente criamos expectativas em relação as qualidades e virtudes das nossas mães que acabam prejudicando a nossa relação, muitas vezes não entendemos que elas são pessoas como todas as outras, com seus problemas, dificuldades e limitações. Precisamos nos libertar destas amarras para podermos viver uma relação mais leve e assim também evoluirmos como pessoas e superar nossas dificuldades e carências.
A Constelação Familiar Sistêmica está baseada justamente nas relações familiares, principalmente na figura dos pais, suas heranças genéticas, suas energias, seus acertos, seus erros e as consequências desta relação no decorrer de nossa existência.
E aí? Como você se relaciona com a sua mãe? Não muito bem? Saiba que nós aqui do Instituto Diferenser podemos ajuda-lo por meio da Constelação Familiar e outras ferramentas de Terapia Multidimensional. Te ajudar na descoberta e interpretação de problemas causados pelos relacionamentos pessoais e profissionais e o quanto estas situações interferem na sua vida e como elas podem ser superadas.
Busque equilíbrio, busque paz, busque um modo Diferenser de viver!
Quer saber mais? Então fale conosco, agende uma de nossas psicoterapias e viva a vida que você merece!
Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!