O amor-próprio é a base sobre a qual construímos nossa verdadeira felicidade. Sem ele, não é possível transmitir e receber amor. No entanto, praticá-lo ou até mesmo desenvolvê-lo pode ser desafiador para muitas pessoas, já que envolve aspectos emocionais, psicológicos e mentais que têm raízes nas profundezas do Ser.
O que significa amar a si mesmo?
Estudos apontam que é possível transformar a infelicidade em um hábito e até mesmo em um vício. Mas de onde vem esse vício, e o que o alimenta? É justamente a falta de autoestima, que não é possível sem amor-próprio. Traumas e resquícios de uma criação muito autoritária podem fazer com que desenvolvamos, entre outras coisas, padrões de comportamento pessimistas, medo de rejeição, insatisfação constante e medo de nos relacionar.
O amor-próprio é, portanto, um dos maiores desafios dos seres humanos. Afinal, ele é um olhar respeitoso e compreensivo, é um filtro entre nós e o mundo que nos permite reconhecer nosso próprio valor, sem se perceber como pior que os outros, ou menos merecedor, menos preparado, menos importante. É encarar todas as pessoas de igual para igual, sem que isso se transforme em arrogância, soberba ou insubordinação.
A crença do não-merecimento é um resultado direto da falta de autoestima e de amor-próprio. E, ao acreditar que não merecemos, agarramo-nos à depressão, à ansiedade e todos os afetos negativos e destrutivos que minam nossa capacidade de buscar a felicidade. É uma autoimagem distorcida, inverídica, que nos torna extremamente inseguros e incapazes de evoluir.
Como amar a si mesmo?
O primeiro passo para amar a si mesmo é entender que a régua para medir nossa própria vida deve ser interna, e não externa. É deixar de depender da aprovação constante dos outros para que tudo o que fazemos e pensamos. É assumir que nossa felicidade é tão importante que não pode passar pelo controle de uma outra pessoa: temos que assumir responsabilidade sobre ela.
Eis três pontos cruciais do amor-próprio:
Autoconhecimento
Como já deve ter ficado claro, a melhor maneira para alcançar isso é o autoconhecimento. Afinal, é somente conhecendo a si mesmo que podemos aprender sobre nossos limites e sobre a maneira como nossas emoções e pensamentos funcionam. Assim, tornamo-nos capazes de desenvolver inteligência emocional, que nos permite aceitar as críticas e elogios sem que sejam destrutivas e disruptivas, de um lado, e, de outro, levem ao narcisismo e egocentrismo.
Autoperdão
Uma das chaves para o amor-próprio é o autoperdão. Todos erramos, e os erros não devem ser encarados como “desvios do caminho”, ou como contratempos que te tiram do seu caminho: eles são parte integrante de qualquer caminho. Ao entender que os erros fazem parte da equação, podemos ser menos cruéis com nós mesmos. Os erros nos permitem crescer e expandir nossa percepção, além de ser fonte riquíssima de autoconhecimento. O perdão ao próximo também é fonte de crescimento.
Propósito
Uma vida sem propósito é como um barco à deriva: vai onde a maré ou o vento levar. É uma vida sem entusiasmo, sem um motivo para acordar todas as manhãs. Ter um propósito é ter um lugar no mundo, é se enxergar como peça integrante na engrenagem do universo, tão importante quanto todas as outras – nem menos nem mais. Desse modo, podemos entender que não vivemos isolados no mundo, mas estamos conectados e fazemos parte de algo maior que nós, tanto dentro de nosso sistema familiar quanto em maior escala: enquanto humanidade.
Rumo à plenitude
Muitas vezes, depositamos em nós mesmos toda a responsabilidade por ter respostas sobre tudo, criando a falsa ideia de que somos completamente autossuficientes. Na verdade, muitas vezes a fagulha que dará início ao nosso esclarecimento vem das nossas relações, das nossas conversas e da nossa percepção do mundo fora de nós. Nesse sentido, o mundo atua como um catalisador para nosso desenvolvimento interno.
E é esse o papel que temos aqui no Instituto Diferenser. Nós atuamos como guias para que você olhe para si mesmo, para sua vida e suas próprias questões, com mais profundidade. Nós fazemos a mediação entre você e tudo aquilo que você pode se tornar. Nosso objetivo é que todos alcancem a plenitude das próprias potencialidades nesta existência, e nossas terapias são ferramentas extremamente poderosas para isso.
Conheça a si mesmo, ame-se, seja Diferenser!