fbpx

As 8 personalidades, segundo Carl Jung

As 8 personalidades, segundo Carl Jung

Entender como funciona a mente humana é um mistério que talvez nunca consigamos revelar, mas muitos estudiosos se debruçaram sobre o tema e realizaram grandes descobertas.

Entre eles está Carl Gustav Jung o fundador da escola de psicologia analítica (uma escola do campo psicanalítico) também denominada psicologia dos complexos e psicologia profunda. Para Jung existem quatro funções psicológicas básicas: pensar, sentir, intuir e perceber.

Em cada indivíduo essas funções podem se manifestar com ênfase em uma ou em várias delas, por exemplo, pessoas impulsivas tem predominância das funções de intuir e perceber antes das de sentir e pensar.

Seguindo essas quatro funções básicas, Jung formula os dois grandes tipos de caráter: o introvertido e o extrovertido. Cada com traços específicos, que os diferenciam um do outro.

O caráter extrovertido caracteriza-se por focar primeiro na realidade exterior e só depois pensar em seu interior. Já o caráter introvertido sente maior interesse por si mesmo, por seus sentimentos do que pela realidade do mundo exterior.

Os tipos de personalidade

Seguindo as funções psicológicas básicas e os tipos de caráter fundamentais, Jung desenvolve os oito tipos de personalidade. Todos nós pertencemos a um ou a outro tipo, vamos ver se você se identifica com alguma? Confira:

Reflexivo extrovertido

Esta personalidade corresponde aos indivíduos cerebrais e objetivos, ou seja, que vivem quase exclusivamente na base da razão. O reflexivo extrovertido só acredita naquilo que se comprove com as devidas provas, possuem pouca sensibilidade e podem até mesmo ser prepotentes e manipuladores.

Reflexivo introvertido 

As pessoas que possuem essa personalidade têm grande atividade intelectual, porém, tem dificuldade em se relacionar com os outros. O reflexivo introvertido é uma pessoa teimosa e determinada em alcançar seus objetivos, mas ainda assim algumas pessoas o veem como inofensivo, inapto e interessante ao mesmo tempo.

Sentimental extrovertido

Os donos desta personalidade possuem grande habilidade para entender os outros e estabelecer relações sociais. No entanto, o sentimental extrovertido tem grande dificuldade para se afastar de seu grupo e sofre muito caso seja ignorado.

Sentimental introvertido

Essa personalidade é característica de pessoas solitárias e com grande dificuldade para estabelecer relações sociais, podendo ser pouco sociável e melancólico. O sentimental introvertido faz todo o possível para passar despercebido e gosta de permanecer em silêncio. Porém, é extremamente sensível às necessidades dos outros.

Perceptivo extrovertido

Os que possuem esta personalidade têm grande fraqueza por objetos, chegando a inconscientemente atribuir-lhes qualidades mágicas. O perceptivo extrovertido não é apaixonado pelas ideias, a não ser que elas se transformem em algo concreto. Vale destacar que o indivíduo que possui essa personalidade colocar o prazer acima de tudo.

Perceptivo introvertido

Comumente encontrada em músicos e artistas, o perceptivo introvertido dá mais ênfase nas experiências sensoriais como a cor, a forma, a textura, entre outras.

Intuitivo extrovertido

Eis aqui o típico aventureiro. O intuitivo extrovertido é ativo e inquieto, ele precisa de diferentes estímulos, porém é determinado em alcançar seus objetivos e quando consegue, passa para o próximo sem olhar para trás. As pessoas com essa personalidade não costumam se importar com o bem-estar daqueles que os rodeiam.

Intuitivo introvertido

O intuitivo introvertido é extremamente sensível aos estímulos mais sutis, sendo muito intuitivo e titulado como alguém que “adivinha” o que os outros pensam e sentem. Ele é criativo, sonhador e idealista, sendo difícil para ele manter os pés no chão.

E aí? Que tal saber mais sobre sua personalidade? Venha para o Diferenser e desvende o maior mistério da vida: você!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!