As sequelas do pós-Covid

As sequelas do pós-Covid

Você teve COVID-19 e ainda sofre com sintomas? Além do grave impacto emocional e sobre nossa saúde mental, as sequelas que essa doença deixa podem comprometer a sua qualidade de vida intensamente. É o que chamamos de Síndrome pós-Covid, que pode ser tão sério a ponto de levar alguns pacientes à morte. Por isso, após ter sido curado, você não deve ignorar nenhum sintoma, por mais leve que seja: eles podem ser um sinal que seu corpo continua em desarmonia. Nessa batalha, precisamos nos fortalecer para sair vitoriosos.

 

O que é a Síndrome pós-Covid?

A comunidade médica já publicou estudos que revelam repercussões bastante amplas na saúde dos pacientes que se curam da COVID-19, afetando diversos órgãos de maneira prolongada. Os principais sintomas relatados são: falta de ar, fadiga, dores de cabeça intensas, dores musculares, distúrbios na pele, queda de cabelo, tontura, tromboses, depressão e ansiedade, comprometimento da memória e raciocínio, entre outros.

Apesar de casos graves deixarem as marcas mais profundas e duradouras no organismo, ficou demonstrado que os casos leves também deixam sequelas, que não são passageiras. Somente no Brasil, as pesquisas indicam que quase 20% dos pacientes precisam ser internados novamente após terem sido curados, e cerca de 7% dos pacientes que recebem alta acabam morrendo alguns meses depois.

 

Como ela acontece?

O nosso sistema imunológico age com toda a sua força para se livrar do vírus e, durante o processo, pode comprometer órgãos e tecidos. É o caso dos pulmões, que, após a batalha contra o vírus, podem ter fibroses, atrapalhando a respiração e a disposição de maneira geral, mesmo para tarefas simples. Os músculos também são afetados, gerando fadiga intensa e fraqueza. Vasos sanguíneos e sistema nervoso também são afetados.

 

Além dos impactos físicos

Angústia, tristeza, depressão, desânimo, confusão mental, esquecimento. São inúmeros os impactos que a pandemia tem gerado em nós. Estima-se que 28% das pessoas positivadas sofram com uma angústia que é até 7 vezes maior do que a angústia sentida pelas outras pessoas. A ameaça da doença permeia nosso subconsciente e nos causa uma constante sensação de desconforto, medo, insegurança, impotência e desamparo.

Além disso, somos bombardeados com informações sobre a COVID-19 praticamente 24 horas por dia. Mesmo que não as busquemos, elas chegam até nós. O resultado não poderia ser outro: nossa saúde mental é intensamente afetada, levando-nos ao nosso limite. E, uma vez que nossa esperança e bem-estar são drenados, nos enfraquecemos. Nosso corpo, nossa mente e nosso espírito entram em uma profunda desarmonia. Como consequência disso, ficamos ainda mais vulneráveis a adoecer e, uma vez infectados, a sofrer com as sequelas dessa doença.

 

O que fazer?

O tratamento apenas do corpo é insuficiente e parcial – não basta para que a cura realmente seja alcançada. As terapias do Diferenser são únicas porque buscam compreender e tratar a saúde de maneira mais integral, em todas as suas instâncias, restabelecendo a harmonia entre corpo, mente e espírito. E elas têm se demonstrado muito eficazes no tratamento de inúmeras pessoas para superar a doença, suas sequelas físicas, a exaustão emocional, o desgaste mental, a desesperança, a angústia e todos os efeitos negativos dessa doença e desse cenário sombrio em que vivemos.

A saúde é urgente. Não espere mais para buscar nossas terapias transformadoras e iniciar o seu processo de cura. Abra-se a um novo modo de pensar, ser e agir. Seja Diferenser!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!