A palavra chakra vem do Sânscrito e significa “Roda de luz”. Os chakras são centros energéticos que representam aspectos diferentes da nossa natureza corporal, mental, emocional e energética.
Existem muitos centros de energia espalhados por nosso corpo, mas há sete que são fundamentais e quando equilibrados, podem trazer paz espiritual, harmonia e realização interpessoal. O grande mestre Amit Goswami certa vez disse: “as doenças podem ser causadas pelo desequilíbrio ou pelo bloqueio dos movimentos de energia dos chakras”.
A tradição Hindu nos revela que os sete Chakras estão posicionados ao longo da coluna. Para o mestre Deepak Chopra cada um dos 7 chakras, alinhados invisivelmente para cima e para baixo na coluna vertebral, representa um aspecto importante de estar em equilíbrio. Os Chakras auxiliam na conexão com a energia e ainda podem desbloquear qualquer impedimento para que tudo flua normalmente. Agora que você aprendeu o básico sobre chakras, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
1. Chakra Básico: sobrevivência.
Localizado na base da coluna, na área do cóccix, o Chakra Básico é responsável pela consciência da sobrevivência, por isso, ele comumente nos conecta à questões de comida, de independência e até de finanças. Entre os principais benefícios da abertura deste centro energético está a melhora na reflexão sobre a relação entre “ter e ser” em nossa vida. O Chakra Básico é representado pela cor vermelha e auxilia no entendimento do processo de desapego.
Cor: Vermelho.
Localização: Base da coluna.
O que estimula: sobrevivência.
2. Chakra Sacro: energia sexual, autoestima e criatividade.
Localizado a mais ou menos dois dedos abaixo do umbigo, o Chakra Sacro está diretamente ligado à energia sexual, à nossa conexão e à habilidade de aceitar novas experiências e pessoas. Ele normalmente é ativado quando precisamos entender, trabalhar e nos livrar de mágoas passadas, da culpa e do medo. A ação do Chakra Sacro sobre os órgãos genitais nos leva a entender melhor nossa energia sexual, incentivando uma reflexão sobre nosso próprio “eu”.
Cor: Laranja.
Localização: Região abdominal.
O que estimula: energia sexual e autoestima.
3. Chakra Plexo Solar: ego e digestão.
Localizado na altura do estômago, o Chakra Plexo Solar é a morada do nosso ego e acomete muitas pessoas devido ao seu excesso energético. É nesse chakra que concentramos nossa força individual e podemos controlar o egocentrismo, o ego, o ódio, a raiva e tudo aquilo que encontramos dificuldade para “digerir”. Também é no Plexo Solar que podemos trabalhar as funções digestivas, pois, doenças como estomatite e gastrite podem estar relacionadas ao bloqueio deste chakra.
Cor: Amarelo.
Localização: Altura do estômago.
O que estimula: ego e sistema digestório.
4. Chakra Cardíaco: o amor e o perdão.
Localizado no centro do peito, o Chakra Cardíaco permite perdoar e ser perdoado. Porém, o seu fluxo intenso de energia também pode despertar mágoas reprimidas e ressentimentos latentes. É necessário muito equilíbrio e perseverança de todos os outros chakras para desobstruir este. Terapias como Reiki e BodyTalk ajudam bastante, assim como os Florais Quânticos Fisioquântic Harmonizadores de Chakras. A abertura deste chakra se dá pela mentalização da cor aliada às terapias holísticas. É o equilíbrio deste chakra que lhe trará a capacidade de sentir genuinamente a alegria, o amor e a paz interior.
Cor: Verde.
Localização: Peito.
O que estimula: amor e perdão.
5. Chakra Laríngeo: comunicação, autoexpressão, verdade.
Localizado na região da garganta, o Chakra Laríngeo é responsável pela maneira como nos expressamos e nos comunicamos. A este chakra estão ligadas às relações interpessoais e problemas de comunicação (tanto para quem não costuma falar e guarda os monstros dentro de si quanto para quem fala excessivamente sem discernimento). A abertura deste centro energético nos traz paz, tranquilidade e paciência, auxiliando para que nossa fala seja clara e assertiva.
Cor: Azul-claro.
Localização: Garganta.
O que estimula: comunicação.
6. Chakra Frontal: o terceiro olho.
Localizado entre os olhos, o Chakra Frontal está relacionado ao nosso foco, nossa intuição e nossa mente. A abertura do terceiro olho leva à abertura da mente, proporcionando uma conexão profunda com o universo. Abrir este chakra não é uma tarefa fácil, pois trata-se de limpar a mente dos turbilhões de pensamentos para se conectar verdadeiramente com o universo. O terceiro olho nos dá foco e discernimento para nossas intuições latentes e auxilia na tomada de decisões. O desequilíbrio deste chakra pode causar problemas como tensão, medo, insônia, pesadelos, entre outros.
Cor: Azul-índigo.
Localização: Entre os olhos.
O que estimula: foco, mente e intuição.
7. Chakra Coronário: conexão espiritual.
Localizado no topo da cabeça, o Chakra Coronário é responsável por nossa conexão espiritual e representa a nossa ligação íntima com o universo e com o divino. A abertura deste chakra é a verdadeira abertura da mente. Ele nos torna autoconscientes, melhora nossa relação com o mundo e com as pessoas, trazendo a compreensão para encontrarmos nossa vocação natural, o nosso propósito de vida.
Cor: Lilás, roxo.
Localização: Topo da cabeça.
O que estimula: conexão espiritual.
Como começar?
A abertura dos Chakras em nosso dia a dia não é uma tarefa fácil, mas existem muitas coisas que podem ajudar. Aqui no Instituto Diferenser utilizamos terapias holísticas como Reiki e BodyTalk aliadas ao uso dos Florais Quânticos Fisioquântic Harmonizadores de Chakras. Juntos eles podem te auxiliar nesta jornada de autoconhecimento, autoconsciência e autoevolução.
Acredite, ouça os sinais de seu próprio corpo e seja Diferenser!
Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.
Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!