Em mundo totalmente globalizado, as empresas precisam ter técnicas e ferramentas mais e mais eficientes a cada dia, pois lidar com as drásticas mudanças que temos enfrentado não é uma tarefa fácil. E é aí que entra a Constelação Familiar para apoiar líderes, orientar colaboradores e desenvolver a organização como um todo.
Por meio da Constelação Familiar é possível analisar problemas e tomar melhores decisões, pois percebem-se as correlações e a origem das dificuldades da organização. Com a dinâmica da Constelação Familiar, podemos encontrar aquilo que está atuando nas dificuldades de vendas, conflito entre as equipes e muitos outros campos que compõem a atividade empresarial.
Os sistemas empresariais
Bert Hellinger, criador da Constelação Familiar, aponta as inter-relações entre indivíduos dentro de um sistema e como eles mutuamente se influenciam. Nesta perspectiva, a empresa é um grande sistema, subdividido em suas áreas funcionais como Vendas, Recursos Humanos, Marketing, entre outros.
Cada uma dessas áreas tem seu próprio sistema abaixo do sistema principal, que é a empresa como um todo. Porém, como apontou Hellinger, as pessoas dentro do sistema influenciam ou recebem influência mesmo que não haja contato direto. Essa influência acontece porque todos estão conectados por meio do mesmo campo e propósito.
A Constelação Familiar não vê o indivíduo isolado, ela direciona seu olhar para o todo. Desta forma, a Constelação voltada para as empresas enxerga o sistema empresarial por completo e pode apresentar soluções que vão muito além do que é verbalmente comunicável.
Quando a Constelação Familiar pode ser usada na minha empresa?
A Constelação Familiar é muito abrangente e pode ser utilizada na maioria das questões que acontecem dentro de uma empresa/organização. Algumas das indicações mais comuns são:
- averiguar e entender situações recorrentes dentro de uma equipe (como alta rotatividade de colaboradores, falta de liderança ou de respeito à liderança, postura gerencial, dificuldade para atrair novos talentos etc.);
- observar conflitos entre as áreas funcionais;
- constatar a ineficiência de determinadas estratégias;
- averiguar a validade de novas estratégias;
- compreender o que atua na dificuldade da empresa de crescer;
- entender como o histórico de fundadores e a linha de sucessão influencia a empresa;
- validação de produtos;
- validação da cultura empresarial;
- entre outros.
O pertencimento, o equilíbrio e a ordem
Em seus estudos, Bert Hellinger notou que existem três condições principais que precisam ser respeitadas para o bom andamento dos sistemas e suas relações. São elas: o direito de pertencimento, o equilíbrio das relações e a ordem, ou seja, a prioridade daqueles que vieram antes.
Dentro de um sistema familiar é fácil relacionar estes três pontos, mas e dentro de um sistema empresarial? Bom, obviamente as empresas não podem ser definidas como um sistema familiar, porém trata-se de um grupo de pessoas direcionadas por um objetivo em comum.
O princípio do pertencimento no sistema empresarial é reconhecer que a pessoa faz parte dele por tempo limitado, ou seja, o pertencimento está ligado ao tempo entre a contratação e o desligamento de um funcionário (caso isso ocorra).
Já o equilíbrio está presente nas relações entre empresa e colaboradores, colaboradores entre si, na relação da empresa com os clientes e fornecedores, entre outras. É importante buscar o equilíbrio dentro da possibilidade e dos acordos de troca existentes na empresa/organização.
A ordem ou a hierarquia é a lei que mais difere na aplicação entre os sistemas familiares e empresariais. No sistema familiar, a hierarquia é basicamente o respeito e a honra que devemos ter com os antepassados, com aqueles que vieram antes de nós. Já no sistema empresarial, isso depende do contexto. Por exemplo, um novo funcionário entra em uma posição de liderança, encarregado de comandar uma equipe que faz parte da empresa há anos. A equipe deve respeitar a hierarquia da empresa, mas esse novo líder terá mais sucesso se trabalhar respeitando a história do que foi feito antes de sua chegada e honrando a autoridade que lhe foi concedida.
Empresas familiares
É extremamente comum que, em empresas familiares e/ou de pequeno porte, a história familiar do proprietário se misture com o campo empresarial. Isso faz com que muitas das dificuldades percebidas na empresa tenham origem no sistema familiar e na vida pessoal do empresário. Nesses casos, a Constelação Familiar se mostra ainda mais importante, pois ela visualiza os conflitos nos sistemas familiares e empresariais e aponta um caminho para solucioná-los.
A Constelação Familiar é a ferramenta que faltava para a evolução da sua empresa e seus colaboradores. Pare de perder tempo, invista no futuro do seu negócio, evolua seu empreendimento e seja Diferenser!
Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.
Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!