Longevidade com saúde implica em várias ações objetivas para interferir na genética que herdamos, como a adoção de hábitos cientificamente comprovados que ativam e melhoram a funcionalidade orgânica, a busca do bom equilíbrio hormonal e enzimático, a atenção e a proteção contra os efeitos dos radicais livres dispares e, finalmente, o desenvolvimento de uma ação que aumente e mantenha o bom nível de energia bio-operacional.
Ninguém é refém da hereditariedade. E a doença depende do ambiente que ela se desenvolve. A principal base para uma vida saudável está na alimentação e nos hábitos.
Envelhecer com saúde e plenitude está pautado em sete pilares: autoconhecimento, espiritualidade, atividade física, alimentação, controle do estresse, gratidão e amor. Quando esses pilares estiverem estruturados é possível alcançar longevidade com qualidade de vida.
Quando desenvolvemos o autoconhecimento tomamos consciência das nossas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensamos nossas atitudes, fortalecemos nossas qualidades, enfrentamos as eventuais mudanças de cabeça erguida, potencializamos nossa coragem. A Espiritualidade é um estado de Consciência. E a Consciência é a base de todo o Ser, a base de toda a Existência.
É muito importante o cuidar da adequação alimentar, com a suplementação necessária e com atividades terapêuticas de fortalecimento físico e cognitivo que promovam e mantenham a integridade funcional do organismo. Pois, “é possível envelhecer sem ficar velho”.
O estresse é outro fator que prejudica muito a saúde, e “controla-lo se trata de definir o que é importante e o que não é importante na vida”.
Os dois últimos pilares são extremamente importantes para ter uma vida saudável e plena. A gratidão transforma, praticá-la desde o acordar é fundamental. A gratidão é o óleo que lubrifica as engrenagens de nossa vida. E o amor é o sentimento mais nobre que existe. Amor à vida, amor à natureza, amor ao próximo, e amor a si mesmo acima de tudo. Quando somos capazes de amarmos a nós mesmo o amor aos outros e as coisas flui naturalmente.
A Terceira Idade é uma faixa da população que cresce a cada ano em todo o mundo. Porém, por falta de conhecimento a população não é tão saudável como deveria. Envelhecer é uma certeza, envelhecer com qualidade é uma escolha.
Para que tudo isso seja realidade na terceira idade saudável, o processo precisa começar o quanto antes, mas é preciso lembrar que nunca é tarde para implementá-lo. Todo tempo é tempo para promover uma transformação na qualidade de vida, quer seja após os 50, os 80, ou 100 anos.
Desta forma, na convivência, o tempo não importa. Se for um minuto, uma hora, uma vida. O que importa é o que ficou deste minuto, desta hora, desta vida – Mario Quintana