Família: Como Alcançar a Harmonia e a Felicidade?

Família: Como Alcançar a Harmonia e a Felicidade?

Muito se fala no valor e na importância da família para a sociedade e para os indivíduos, mas será que o assunto é abordado com a seriedade que deve? A família tem um papel fundamental, antes e depois de nosso nascimento, e sua importância na formação dos indivíduos não pode ser minimizada. Afinal, por que ela é tão fundamental?

 

Uma parte do todo

Quando nascemos e somos recebidos no seio de uma família, herdamos muito mais que apenas seus genes. Somos colocados em contato com uma longa história, um enorme patrimônio não apenas material, mas emocional e espiritual. Herdamos também esquemas psicológicos e comportamentais que são responsáveis por nos moldar e nos transformar naquilo que somos.

Nossa personalidade, nossos medos, nossos anseios, nossas limitações e nossos padrões de comportamento não são criações nossas. Na verdade, tudo o que somos e nos tornamos tem uma origem longínqua e imemorial, que está muito além de nós. Afinal, somos apenas uma pecinha no enorme quebra-cabeça da nossa família.                 Quando finalmente compreendemos que somos apenas uma partezinha de um todo, nossa existência ganha um outro sentido.

 

Herança familiar

No entanto, não herdamos apenas as coisas positivas. Herdamos todo um complexo histórico de tudo o que já foi vivido por nossos ancestrais, e isso fundamenta a parte mais profunda de nosso inconsciente. E a relação mais direta, imediata, poderosa e intensa que temos e desenvolvemos é aquela com os nossos pais. É a partir deles que a busca por respostas deve começar.

Os filhos escolhem os pais por afinidade. Exatamente por isso, é importante que, antes mesmo de decidir ter filhos, todas as pessoas tenham esse entendimento do que realmente significa dar à luz novos seres neste mundo. Trata-se de algo que vai muito além de uma simples decisão ou desejo: está ligada a questões maiores, muitas vezes além da compreensão das pessoas.

Tudo o que acontece com os pais é sentido pelos filhos. Qualquer desequilíbrio emocional, psicológico, físico ou espiritual é percebido pelos filhos, e isso tem um efeito que, apesar de ser difícil de medir, é enorme. Por isso, é importante ter uma família equilibrada para que a família não sofra com isso. Quando nascem, os filhos possuem uma ligação forte com a mãe, pois ficam dentro de seu magnetismo e esfera. Isso significa que todas as alterações de equilíbrio em sua vida são sentidas pelos filhos. Por volta os 7,5 anos, eles passam a habitar o magnetismo e esfera do pai.

 

As leis sistêmicas

De acordo com o conhecimento deixado por Bert Hellinger, nossa família é um sistema que possui um campo de energia que nos envolve desde o nascimento. É nele que crescemos e nos tornamos quem somos. Por ser um sistema, cada membro da família possui um lugar, independentemente de suas características ou peculiaridades. Por isso, cada membro deve ser visto não como uma pessoa isolada, mas dentro do contexto de sua ancestralidade, ligado a inúmeros outros membros.

Esse sistema é regido, entre outras coisas, por 3 leis. São elas: a Lei do Pertencimento, a Lei da Ordem e a Lei do Equilíbrio.

A Lei do Pertencimento estipula que todos temos uma posição dentro do sistema familiar – posição que ninguém pode tirar de nós. Essa necessidade natural que temos de fazer parte do sistema familiar a que pertencemos é mais forte que nós, é um vínculo que ultrapassa nossa consciência e nossos desejos. Por isso, qualquer distúrbio, exclusão ou conflito a esse respeito cria feridas profundas no ser.

A Lei da Ordem está relacionada ao respeito que todos devemos ter por aqueles que vieram antes de nós. Em outras palavras, estabelece a hierarquia natural que há entre os mais velhos e mais novos. E não se trata de superioridade individual de uns sobre os outros, mas sim de prioridade.

A Lei do Equilíbrio regula as trocas humanas, de modo a equilibrar e igualar o dar e o receber. A ponte que nos une aos outros membros do sistema é sustentada pelo nivelamento e balanço entre essas duas coisas. O desequilíbrio leva ao esgotamento e ao esvaziamento das relações. É importante entender que não se trata de trocas materiais, mas energéticas.

 

Autoconhecimento como caminho para a cura

Compreender aquilo que nos forma e que nos constitui é fundamental para que consigamos alcançar a cura. Aqui no Instituto Diferenser estamos capacitados e preparados para te ajudar a alcançar esse autoconhecimento necessário para reequilibrar o sistema familiar e, consequentemente, a vida de cada membro da família. Nossas terapias têm mostrado resultados incríveis tanto com casais que planejam ter filhos, quanto com famílias já constituídas. As crianças, os adolescentes e os adultos se beneficiam igualmente.

Pense além, imagine outras possibilidades. Seja diferenser!

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!