O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
A Inteligência Emocional é um conceito trazido por Daniel Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que em 1986 lançou seu livro sobre o assunto, onde ele ensina a lidar com as emoções humanas.
Inteligência Emocional é a eficácia do ser humano controlar suas próprias emoções e usá-las em seu favor, bem como compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações saudáveis e fazendo escolhas conscientes.
A Inteligência Emocional age diretamente no cérebro emocional da pessoa. A grande sacada é conseguir conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas que produzem comportamentos destrutivos e potencializando as emoções positivas para gerar resultados desejados.
Desta forma, Daniel Goleman elencou 05 pilares da Inteligência Emocional, que se fazem necessário entender, bem como aplicá-los constantemente para estabelecer relações saudáveis, como tomar decisões de forma consciente, sem que ocorra impulsividades.
- Conhecer as próprias emoções: é a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. É ser o piloto da própria vida, sem deixar as emoções tomarem conta das ações e reações produzidas pelas circunstâncias vividas no dia a dia.
- Controlar as emoções: é a capacidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. E isso faz toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.
- Automotivação: capacidade de dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal. Segundo Goleman, ser consciente em relação às próprias emoções e ao quanto elas direcionam nossas ações são requisitos básicos para manter nossa motivação em dia, direcionada para os objetivos, principalmente os de longo prazo.
- Empatia: reconhecer necessidades e desejos nos outros, permitindo-lhes a construção de relacionamentos mais eficazes, ou seja, aprender a se colocar no lugar do outro, de reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.
- Relacionamento interpessoal: aptidão de interação com outros indivíduos, utilizando competências sociais. O relacionamento é, em grande parte, a habilidade de gerir sentimentos de outros. É a base de sustentação da popularidade, da liderança e da eficiência interpessoal.
A melhor compreensão desses Pilares proporcionará o desenvolvimento da Inteligência Emocional e terá como vantagem:
- Terá mais empatia pelo outro
- Aumento do nível de comprometimento com metas de vida;
- Aumento da autoestima e autoconfiança;
- Compreensão da visão de mundo e dos sentimentos das outras pessoas;
- Equilíbrio Emocional;
- Desenvolvimento da comunicação e poder de influência;
- Aumento do nível de felicidade;
- Redução de conflitos em relacionamentos interpessoais;
- Superação de barreiras;
- Clareza nos objetivos e ações;
- Senso de responsabilidade e melhor visão de futuro;
- Melhora na capacidade de tomada de decisão;
- Melhor administração do tempo e melhora significativa da produtividade;
- Diminuição dos níveis de estresse;
- Maior realização pessoal, familiar e profissional;
- Aumento da qualidade de vida, mais disposição, vitalidade e bem-estar.
Todas as emoções influenciam nas decisões, nos relacionamentos e até no trabalho. Entender e aplicar os pilares da Inteligência Emocional será primordial para o seu sucesso pessoal e profissional.
Pessoas que aprendem a lidar com a Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar seus relacionamentos, seu trabalho, sua vida.
Quer turbinar sua Inteligência Emocional? Participe do Curso O Poder da Ação com o Diferenser.