Japamala: o que é, para que serve e como usar?

Japamala: o que é, para que serve e como usar?

A palavra  japamala tem origem no sânscrito. “Japa” representa o ato de sussurrar ou murmurar repetidamente mantras, enquanto “mālā” significa grinalda, guirlanda ou coroa. Trata-se de um objeto milenar de devoção espiritual muito popular no oriente.

 

Mas afinal, o que é e para que serve um japamala?

O japamala é um cordão de contas ou uma guirlanda espiritual como o popular “rosário/terço” da religião católica  e muito utilizada na meditação indiana para contar mantras, orações ou intenções. Os indianos enxergam o japamala como um objeto sagrado que reúne as energias espirituais de quem o carrega.

Com origem principalmente no hinduísmo e no budismo, o japamala se mostra extremamente eficiente para manter a mente focada e livre de pensamentos negativos. O uso dele transmite poderes de cura que beneficiam corpo, mente e coração. Porém, o japamala deve ser utilizado com intenção e propósito, ou seja, a pessoa que o utiliza deve conhecer e acreditar em seus efeitos curativos para todo o ser.

 

Do que é feito um japamala?

Muitos materiais podem compor um japamala, mas os mais comuns são madeira, pedras e sementes. Os efeitos energéticos do japamala variam de acordo com os elementos utilizados em sua criação e com a pessoa que o manuseia.

Os japamalas aqui do Instituto Diferenser são feitos com pedras naturais e cada pedra tem uma consciência específica, como saúde, imunidade, bem estar, amor, proteção física e energética.

 

Como utilizar o japamala?

Existem muitas técnicas de manuseio de um japamala. Por exemplo, você pode usá-lo para fazer a contagem das pedras enquanto entoa um mantra. Os benefícios e formas de utilizar os japamalas são numerosos, pois o poder energético deles é extraordinário. Abaixo listamos os principais:

Na meditação

Ao utilizar um japamala para a contagem durante a meditação, conseguimos um maior controle dos batimentos cardíacos. Isso diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca, melhorando nosso foco e concentração durante toda a meditação.

Quando praticada com frequência, a meditação com o japamala eleva nosso nível de compaixão e empatia, gerando emoções positivas, bons pensamentos e a tão sonhada paz interior. O japamala também é capaz de trazer novos padrões positivos ao cérebro; isso ocorre por meio das orações, mantras e práticas meditativas efetuados com o uso dele.

 

Contemplação e gratidão

O japamala pode e deve ser utilizado na prática do Ho’oponopono. Deve-se entoar o mantra havaino de aceitação, perdão, gratidão e amor, repetindo-o de acordo com as contas do japamala para dar ainda mais força e energia a este poderoso mantra.

Uma dica é utilizar o japamala na mão direita, segurando-o entre os dedos médio e polegar. Vale destacar que o polegar deve movimentar as contas e devemos evitar ao máximo que o dedo indicador toque o cordão, pois na tradição yogi ele representa nosso ego.

 

Acessório

Sim, o japamala também pode ser um acessório. Mas ele faz mais do que dar aquela valorizada no seu “look” – ele funciona como um acessório de proteção. O uso do japamala no pescoço ou no pulso, nos ajuda a manter a mente focada e a absorver energias positivas no dia a dia.

É exercitando bons sentimentos que podemos atingir níveis mais elevados de consciência, eliminar karmas e atrair prosperidade. Abra sua mente para novos conhecimentos, novas técnicas e seja Diferenser!

Abaixo você pode conferir algumas fotos de modelos produzidos com todo carinho e com as melhores energias possíveis aqui no Instituto Diferenser.

 

Ficou interessado nos japamalas? Quer saber mais sobre eles? Então venha conversar com a gente!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!