O fígado e a raiva

O fígado e a raiva

Costumamos dizer no dia a dia que o estresse faz mal, que a preocupação adoece e tantas outras coisas similares. Mas grande parte das pessoas não consegue entender realmente qual a relação entre o as emoções e o corpo, ou como um pode impactar o outro. A Medicina Chinesa e outros saberes ancestrais podem fornecer informações valiosas sobre esse assunto. Afinal, qual a relação entre as emoções e corpo?

 

O que diz a Medicina Chinesa

A medicina chinesa nos ensina que o equilíbrio físico, emocional e energético é a própria definição de saúde. Ela também nos ensina que aspectos físicos e emocionais estão intimamente conectados: as emoções afetam nossos órgãos e vice-versa.

A relação entre mente, emoções e corpo é um dos pilares da Medicina Chinesa. As sete emoções principais relacionadas ao corpo são a alegria, a tristeza, a raiva, a preocupação, o medo, a obsessão e o pavor. Cada uma dessas emoções corresponde a um órgão do corpo, e qualquer desequilíbrio dessas emoções pode afetar em maior ou menor grau o órgão correspondente.

 

O fígado e a raiva

A raiva está diretamente relacionada ao fígado. Isso significa que passar por situações que despertem a raiva de maneira prolongada, pode levar a um desequilíbrio que, no limite, pode causar disfunções hepáticas. Ao mesmo tempo, o inverso também é verdadeiro: desequilíbrio no fígado pode gerar os sintomas emocionais ligados à raiva. Por isso, este se torna um círculo vicioso, que pode se perpetuar sem interrupção e ter consequências graves.

É importante notar que todos nós sentimos raiva em um momento ou em outro, e isso por si só não gera doenças e desequilíbrios. A raiva faz parte do leque de emoções que estamos sujeitos a sentir diversas vezes no decorrer da vida. O problema surge quando essa emoção é sentida de maneira muito intensa e por um período prolongado o suficiente para causar alterações em nosso corpo. Por isso, não devemos evitar sentir as emoções, pois fazem parte da vida, mas devemos ficar atentos quando ela foge de nosso controle e nos desestabiliza.

 

As linguagens do corpo

A renomada psicóloga Cristina Cairo é um expoente nesse assunto. Através de estudos aprofundados de saberes antigos, como aqueles do Egito Antigo, da China, da Índia e Tibete, ela resgatou esse conhecimento ancestral que relaciona a mente ao corpo. Segundo essas tradições, o corpo nada mais é que um reflexo da mente. Há milênios a humanidade sabe que as emoções negativas levam a distúrbios orgânicos.

Certos setores da medicina moderna conseguem ter essa concepção mais ampla da saúde, e não apenas de uma forma materialista. Isso é um avanço, mas ainda é incipiente. Ao enxergar além da superfície, aprofundando a investigação das causas que estão para além da biologia, esses saberes são capazes de levar à verdadeira cura, que muitas vezes são invisíveis à medicina tradicional ocidental.

 

Tratamentos que funcionam de verdade

Aqui no Instituto Diferenser, nós nos pautamos por uma ideia de saúde muito mais completa e multifacetada, levando em consideração corpo, mente e espírito. Entendemos que a saúde está muito além daquilo que o corpo permite que enxerguemos, pois ele é apenas um dos lados daquilo que somos. Aspectos psicológicos e emocionais nos constituem de maneira tão importante quanto nosso corpo, e tudo está intimamente relacionado. Saúde é o equilíbrio entre todas essas partes.

É por isso que nossos tratamentos são tão eficazes e geram resultados tão incríveis. Quando a resposta não está no corpo, ela deve ser investigada em outros âmbitos. Durante a anamnese, buscamos indícios que possam nos indicar a origem dos problemas, das dores, das doenças e dos sofrimentos relatados. Então, decidimos qual o tratamento mais adequado para cada caso, seja ele o DNA Connection, a Constelação Familiar, o Body Talk e a Terapia Vibracional, por exemplo.

Uma outra terapia muito eficaz para o restabelecimento do equilíbrio do corpo é a terapia com Florais Quânticos. No caso específico do fígado, temos o Filtralis e Hepatodetox. A raiva é uma emoção extremamente prejudicial ao fígado, que é um dos órgãos vitais e mais importantes de todo nosso corpo. Por isso, o cuidado com esse órgão deve ser uma prioridade.

 

Dê atenção ao seu corpo, mente e espírito. Seja Diferenser!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!