O olhar da Constelação Familiar sobre os pets

O olhar da Constelação Familiar sobre os pets

A constelação familiar trata não apenas de indivíduos, mas das relações entre eles, inclusive entre gerações. Mas muitas famílias são formadas não apenas por seres humanos, mas também por animais de estimação. O que diz a constelação familiar sobre os nossos bichinhos?

 

Qual é o lugar dos pets dentro da família?

O comportamento e a saúde dos nossos bichinhos podem nos sinalizar aspectos importantíssimos sobre a dinâmica familiar e até mesmo sobre a saúde dos membros da família. Mudanças bruscas nesses aspectos podem demonstrar algo mais profundo e mais sério, algo que precisa de um tratamento adequado.

Os pets são extremamente perceptivos. Eles sentem e, muitas vezes, replicam comportamentos típicos do grupo ao qual pertencem, funcionando como uma espécie de espelho no qual a família pode se ver representada. Não é exagero dizer que são membros importantíssimos da família. Os pets compreendem a família mais do que muitas pessoas querem acreditar. E eles querem ajudar, mesmo que tenham que se sacrificar para isso.

 

É possível constelar animais de estimação?

Sim, é perfeitamente possível constelar animais. E os resultados são surpreendentes. Os pets são organismos vivos e plenamente conectados à família à qual pertencem. Geralmente eles se conectam de forma mais intensa com um dos membros, podendo, inclusive, pegar para si dores e doenças de seu tutor ou tutora. É uma forma de demonstração não apenas de afeto, mas da profunda conexão que há entre eles.

 

E o que as constelações podem fazer por nós e pelos pets?

As constelações familiares podem nos mostrar caminhos que somos incapazes de enxergar sozinhos. Podem nos mostrar como melhorar individualmente e o que temos que fazer para que a dinâmica familiar, os desentendimentos e as doenças psíquicas e afetivas sejam resolvidos. É um instrumento para que alcancemos a plenitude. Mas, como diz a famosa frase de John Donne, “nenhum homem é uma ilha”, então não há possibilidade de se alcançar a plenitude sozinho. Somos todos ligados, e, se nossa família inclui um pet, ele também está implicado em nossa história e em tudo aquilo que nos forma como indivíduos e como grupo.

Os animais são importantíssimos em nossas vidas e podem nos ensinar muitas lições valiosas, além de dar suporte emocional, fazer companhia e nos dar um exemplo de lealdade. Permita-se sentir e comprovar o poder de cura das constelações familiares. Permita-se explorar o desconhecido. Permita-se ser Diferenser!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!