O que é autorresponsabilidade?
A autorresponsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. É um estilo de vida, é uma chave extraordinária de transformação.
“Cada um tem a vida que merece”. Até onde vai a responsabilidade da pessoa pelo seu modo de vida? O conceito da autorresponsabilidade é muito vasto, se aplica a 99% de tudo que nos acontece. Muitas pessoas destroem suas vidas e não sabem por quê. Seus sentimentos são tóxicos, e elas não têm consciência, os pensamentos são tristes, de incapacidade e eles não sabem. Mas, mesmo a pessoa não sabendo por que as coisas dão errado, mantém pensamentos tóxicos e de inferioridade, é responsabilidade dela. Cada um tem a vida que merece.
Mas, no entanto, da mesma maneira que aprendemos a transferir a culpa, em algumas situações, também podemos desenvolver a autorresponsabilidade. A diferença é a dedicação necessária para aperfeiçoá-la, enquanto culpar os outros é muito simples.
A transferência de culpa é uma atitude muito comum, que muitas pessoas praticam sem sequer perceber. Tanto na vida pessoal quanto na rotina profissional e, especialmente, quando ocorre algo negativo em nossas vidas.
Como desenvolver a autorresponsabilidade?
Avalie as suas decisões, atitudes e comportamentos;
Assuma o comando da sua vida: só você é responsável pelo seu sucesso e pelo alcance dos seus objetivos;
Quando não conseguir algo, não culpe Deus, os outros, o governo: a responsabilidade pelos resultados é única e exclusivamente sua. Essas são as condições, supere-as;
Dê um passo de cada vez: não se chega longe de um dia para o outro. O sucesso vem com o tempo e é consequência de muito, muito trabalho;
Não basta trabalhar duro. É preciso trabalhar com racionalidade e inteligência;
Planeje sua vida e o seu futuro sem contar com a sorte: formalize seu planejamento pessoal de vida;
Transforme seus sonhos em muito mais do que simples desejos: torne-os objetivos e metas específicas, quantificadas e planejadas;
Reconheça quando estiver errado: isso não é sinal de fraqueza, mas sim de força de caráter e capacidade de se adequar, o que mostra que é você quem está no comando;
Pare de apenas criticar os outros: se for para falar, dê uma sugestão ou ideias de mudanças;
Pare de se fazer de vítima e comece a se fazer de vencedor: viva, aja e fale como um vencedor;
Ao invés de tentar justificar seus erros, aprenda com eles.
O importante é que você se responsabilize e entenda que você é o comandante do barco da sua vida. Tem que levar de um lugar para outro. Faça-o da melhor maneira possível. Assuma a autorresponsabilidade. Nada vai mudar na sua vida, se você não mudar primeiro. Mude e viva o melhor da vida. Seja você o mestre do seu destino e capitão das suas atitudes e pensamentos. Seja melhor todos os dias, transforme sua rotina e assuma a autorresponsabilidade para crescer e ser mais feliz!
Gostou do nosso conteúdo? Então curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e se inscreva em nosso canal no Youtube!