Do que estamos realmente falando quando falamos de liberdade? Essa palavra é muito usada para os mais diferentes propósitos, mas, quando falamos de liberdade, estamos falando, em primeiro lugar, de uma questão existencial profunda.
A liberdade mais profunda é aquela do Ser consigo mesmo. É a capacidade de não se limitar por exigências arbitrárias, de conseguir se enxergar nesse mundo com nitidez e clareza, reconhecer e aceitar o valor que temos nesta existência. É ser tudo aquilo que viemos para Ser – nem mais, nem menos.
Existe uma outra palavra para isso: autoconhecimento. E não é à toa: o autoconhecimento é uma poderosa ferramenta que traz imensa liberdade, desonerando o Ser de tudo aquilo que não é Seu, e amando tudo o que é. Traz a coragem para nos tornarmos aquilo que verdadeiramente somos.
É por isso que queremos compartilhar hoje esta Oração pela Liberdade, representando toda nossa gratidão e humildade perante a grandeza do Criador do Universo, sem o qual não seríamos coisa alguma.
Oração pela liberdade
Hoje, Criador do Universo, pedimos que venha até nós e compartilhe uma comunhão de amor. Sabemos que Seu nome verdadeiro é Amor, que temos uma comunhão com Você por compartilhar a mesma vibração, a mesma frequência em que Você vibra, porque Você é a única coisa que existe no universo.
Hoje ajude-nos a ser como Você, a amar a vida, ser a vida, ser amor. Ajude-nos a amar da forma como Você ama, sem condições, expectativas, obrigações ou julgamentos. Ajude-nos a amar e a aceitar a nós mesmos sem nenhum julgamento, porque quando nos julgamos, acreditamos em nossa culpa e sentimos necessidade do castigo.
Ajude-nos a amar tudo o que Você criou incondicionalmente, de modo especial outros seres humanos, principalmente os que vivem perto de nós: nossos parentes e as pessoas que tentamos amar com tanta força. Porque quando os rejeitamos, rejeitamos a nós mesmos, e quando nos rejeitamos, O rejeitamos.
Ajude-nos a amar os outros da forma como são, sem condições. Ajude-nos a aceitá-los da forma como são, sem julgamento, porque se os julgarmos vamos achar que são culpados e sentiremos a necessidade de castigá-los. Hoje, limpe nossos corações do veneno emocional que carregamos, liberte nossa mente de qualquer julgamento para que possamos viver em completa paz e amor.
Hoje é um dia muito especial. Hoje abrimos nossos corações para amar novamente, de forma que podemos dizer ao outro “Eu amo você”, sem medo algum, com sinceridade. Hoje, nós oferecemos a Você. Venha até nós, use nossas vozes, nossos olhos, nossas mãos e nossos corações para partilhar a nós mesmos, numa comunhão de amor com todos. Hoje, Criador, ajude-nos a ser como Você.
Obrigado por tudo o que recebemos neste dia, especialmente pela liberdade de ser quem realmente somos. Amém.
Fonte: RUIZ, Don Miguel. Os Quatro Compromissos: O livro da Filosofia Tolteca. Um guia prático para a liberdade pessoal. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2013.