Os Benefícios do Amor Para a Saúde Mental

Os Benefícios do Amor Para a Saúde Mental

Amor é um sentimento que nos remete ao coração. Mas ele também impacta diretamente em nossa mente, sabia?!

Quando estamos apaixonados, liberamos substâncias no organismo que aceleram os batimentos cardíacos, nos fazendo ficar com as mãos suando, sensação de calor entre outras reações. Uma das responsáveis por isso é a dopamina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de alegria, bem-estar e felicidade. Sabe aquela sensação de que tudo é lindo, é a dopamina quem faz isso com você. O amor nos faz bem, ativa sinapses cerebrais, estimula o organismo, nos alegra.

Junto com a dopamina, quem dá aquela força para manter o bom humor em alta é a serotonina.

O amor faz com que nossa pressão arterial e frequência respiratória aumentem e elevem a temperatura corpórea, isso resulta em tremores, rubor na face, pupilas dilatadas e dificuldade de concentração e memorização, afinal, só conseguimos pensar na pessoa amada.

A sensação de preenchimento e felicidade, que sentimos quando estamos apaixonados pode ser vivida diariamente. É uma questão de darmos prioridade às boas energias. Afinal, bem atrai o bem, o amor atrai o amor, boas energias atraem boas energias. Seja o espelho do que você deseja ver em seus relacionamentos.

Ao nos comprometermos com um caminho de amor, como adultos, escolhendo um(a) companheiro(a), criamos o âmbito para um novo núcleo familiar, com filhos ou sem eles.

“A ordem do amor entre o homem e a mulher envolve também uma renúncia, que já começa na infância. Pois o filho, para se tornar um homem, deve renunciar à primeira mulher em sua vida, que é sua mãe. E a filha, para tornar-se mulher, precisa renunciar ao primeiro homem de sua vida, o seu pai. ”

“O relacionamento afetivo não é uma relação DE ajuda, mas uma relação QUE ajuda”, pense nisso!

A palavra amor tem muitos significados. É o “sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa. Sentimento intenso de atração entre duas pessoas. Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém. ”

Não importa como, quando ou onde, cultive o amor sempre que possível. E não pense que parar amar precisa ser apenas entre casais. O amor vai além disso. Ame ao seu próximo. Deseje o bem para as pessoas, espalhe boas energias para que o Universo possa retribuir isso a você.

Acredite no amor!

Gostou do nosso conteúdo? Então curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e se inscreva em nosso canal no Youtube!