Reprogramar a Mente

Reprogramar a Mente

Você sabia que seu cérebro está em constante processo de regeneração? Isso acontece graças à chamada “neuroplasticidade”, que consiste a na capacidade do cérebro de formar novas redes neurais e interconexões entre partes do nosso sistema nervoso. Esses mecanismos podem ser estimulados, entre outras coisas, em resposta a fatores externos, como atividades de aprendizado, pensamentos e emoções.

Vamos compreender melhor isso. Pense no seu corpo. Quando você pratica alguma atividade física, seus músculos vão se fortalecendo. Da mesma maneira são as conexões neurais. Quanto mais as exercitamos, mais elas se tornam fortes e vão se renovando.

O ser humano não apenas tem a capacidade de aprender novas habilidades e aperfeiçoar sua cognição, como por exemplo a memória, raciocínio etc., mas também, pode ativar seu cérebro de maneira a reprogramar a mente e, com isso, dar novos sentidos à sua visão de mundo e, até mesmo, remodelar o próprio sentido do “eu”, ou seja, quem eu sou, qual meu propósito.

O que podemos fazer?

Medite – Procure uma maneira de se conectar com seu eu e com suas emoções. A meditação, em suas várias formas, pode ser uma boa ferramenta de treinamento mental.

Repita atividades – Assim como na infância um bebê aprende por repetição, também podemos “reeducar” nossa mente por meio da prática.

Exercite o a mente – Leia, estude, aprenda coisas novas como uma nova língua.

Pratique afirmações positivas – Sobre si, sobre o outro.

Liberte-se de pensamentos negativos – Não controlamos fatores externos que geram negatividade emocional, mas podemos reduzir o impacto que têm sobre nós.

Exerça a Gratidão – Mantenha, inclusive, se possível, um caderno que possa anotar os motivos pelos quais pode ser grato.

Que tal? Você pode controlar o que sua mente produz: “O que você imagina, você cria”. Pensem nisso!