Salutogênese e Patogênese: caminhos opostos para sua saúde

Salutogênese e Patogênese: caminhos opostos para sua saúde

Vivemos em uma sociedade conturbada, onde as pessoas se sentem apreensivas, ansiosas e o medo domina todas as nossas emoções. É comum nos sentirmos incomodados quando as coisas não saem como planejamos. Isso faz com que não aceitemos determinadas situações, nos aflige, nos perturba e nos faz adoecer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), “A saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.” Neste contexto, podemos dizer que a doença é um conjunto de sintomas e sinais específicos que afetam um organismo vivo, alterando o seu estado natural de saúde.

Patogênese 

Com o atual ritmo de trabalho e consumo, buscamos sempre soluções imediatas, pois não temos tempo a perder. O avanço da tecnologia e da medicina nos tornou intolerantes com o nosso organismo. Hoje em dia temos dificuldades em aceitar a doença e compreender a sua causa, pois tudo que queremos é ficar bem, ficar saudável. Neste momento encontramos nas farmácias um alívio para cada sintoma, tomando remédios sem prescrição médica ou com prescrição desnecessária. Esse modo de se relacionar com a saúde é chamado de Patogênico ou Patogênese.

A patogênese privilegia a doença, pois ela é centrada apenas nos agentes causais da doença, como eles atuam em nosso organismo, estudando o adoecimento do ser humano e como evitá-lo. Como bem sabemos, as doenças podem ser definidas como um conjunto de sinais, tem aqueles que podemos ver (feridas, hematomas) e aqueles sentimos, os famosos sintomas que não podem ser vistos.

Aqui no Instituto Diferenser entendemos que todo sintoma, seja ele mental ou físico possui uma origem, um sentido, um motivo que se manifesta de forma física, emocional, espiritual ou mental. Todo e qualquer sintoma decorre de um sofrimento consciente ou inconsciente que deve ser explorado e não escondido com o uso de medicamentos, claro, os medicamentos são importantes, mas devem ser prescritos apenas quando necessários.

Salutogênese

E é aqui que queríamos chegar com toda essa explicação: na Salutogênese. A Salutogênese é oposto ao modelo da Patogênese. Proposto e cunhado  pelo sociólogo e médico Aaron Antonovsky que após estudar o drama das pessoas submetidos a situações extremas como sobreviventes de campo de concentração nazista, percebeu que aqueles que possuíam uma maior bagagem espiritual, independente de qual fosse a religião, apresentavam uma maior capacidade de autocontrole, serenidade e equilíbrio imunológico diante das diversas situações estressantes vivenciadas.

Essa descoberta representou uma grande mudança nas ciências da saúde, que até o momento buscavam respostas apenas na razão da pessoa estar doente. A salutogênese por outro lado questiona o motivo pelo qual adoecemos e como podemos tratar essa doença. Ela aponta como devemos agir para nos mantermos saudáveis e em equilíbrio mesmo diante dos embates do dia a dia.

Mas como fazer isso? Antonovsky propõe utilizar o que ele chamou de senso de coerência, que nada mais é do que uma forma onde nós como indivíduos encontramos a possibilidade de resolver de modo satisfatório e saudável os desafios existenciais de nossas vidas.

Senso de Coerência

O Senso de Coerência é uma característica peculiar ao ser humano, que nos protege das consequências prejudiciais de situações estressantes. Perante adversidades no meio social, ambiental ou até mesmo interno, podemos utilizar esse recurso para nos adaptarmos e superarmos qualquer situação. Para Antonovsky o Senso de Coerência é composto de três itens: Compreensão, Manejo e Significado.

1- A Compreensão é expressada na capacidade que temos de confiar que os estímulos provenientes do ambiente são estruturados, explicáveis e previsíveis.

2- O Manejo é definido por nossa habilidade em lidar e exercer um impacto positivo na vida por meio dos recursos disponíveis.

3- O Significado é compreender que a vida tem um sentido e um propósito.

Podemos fazer aqui um pequeno paralelo entre esses itens, onde a compreensão é o pensar, o Manejo é o agir, a forma como lidamos com as questões da vida e o Significado é o sentir, entender o porquê de nossa existência (inclusive já falamos disso aqui no blog).

Como você tem tratado da sua saúde? Tem observado ela em todos os aspectos? Se a resposta for “não” já é hora de ampliar os seus conhecimentos, a sua visão, é hora de ser Diferenser!

Que tal se conhecer melhor e evoluir? Agende uma de nossas psicoterapias e descubra todo o seu potencial.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!