Setembro Amarelo Diferenser

Setembro Amarelo Diferenser

O suicídio é um assunto tabu para nossa sociedade. Apesar de estarmos cercados por casos e histórias, pouco falamos a respeito. Os motivos que levam alguém a ter pensamentos suicidas são inúmeros, e muitas dessas pessoas não veem saída para a própria situação e nem consideram que podem ser ajudadas; pensam que é irremediável. É por esse motivo que falar sobre o assunto se torna tão importante, levando luz e compreensão para quem mais precisa.

Por esse motivo, o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio com a campanha Setembro Amarelo. Com o aumento da conscientização do valor da vida, busca-se diminuir as ocorrências de suicídio. Compreender, acolher e apoiar quem passa por dificuldades é a melhor maneira de reverter a situação.

 

Suicídio?

Os motivos são os mais diversos. Como o assunto é um tabu, pouco se fala a respeito, mas a quantidade de pessoas que já contemplou pensamentos suicidas é enorme – muito maior do que se imagina. Cerca de 17% dos brasileiros já pensou em suicídio, e cerca de ⅓ deles levou a ideia a sério a ponto de planejá-lo.

Depressão, ansiedade, transtornos mentais, problemas financeiros, eventos traumáticos e diversas outras circunstâncias podem fazer alguém ter pensamentos suicidas. A sensação de impotência, de solidão profunda, de não ter a quem recorrer, pode levar a pessoa a sentir que não tem saída. Mas, na maioria das vezes, é possível evitar que esses pensamentos se concretizem.

 

Prevenção

A principal maneira é através da educação. A Campanha Setembro Amarelo visa diminuir o medo de se falar sobre o assunto, e transmitir informações relevantes e importantes é crucial para prevenir o suicídio. Não apenas falar, mas abrir espaço para ouvir as pessoas sobre suas dificuldades e sofrimentos é igualmente importante.

Atualmente, mais de 30 pessoas se suicidam por dia. Muitas dessas pessoas nem sabem que podem obter ajuda e apoio, e, como amigos e familiares têm dificuldade de identificar os sinais, ou de como abordar o assunto, muitas vidas se perdem de forma precoce, deixando dor e saudade.

 

Como ajudar?

A ajuda pode vir de diversos lugares: amigos, familiares, colegas, professores, ou qualquer pessoa que tenha alguma proximidade e esteja atenta ao comportamento da pessoa. É preciso prestar atenção em mudanças de comportamento daqueles à nossa volta, como isolamento, perda de interesse por algo de que a pessoa gosta, perda de apetite, falta de cuidado com a própria aparência e até mesmo falas que indiquem desespero, solidão ou falta de esperança.

Aqui no Instituto Diferenser estamos atentos a essa questão com todo nosso coração e alma. Atendemos inúmeras pessoas que passam pelas mais diversas dificuldades, muitas delas sem conseguir ver solução para a própria vida. Nossa principal conduta é a de ouvir e acolher, de prestar atenção e estar presente, de criar vínculos e fazer a pessoa entender que ela não está sozinha.

A sensação de desamparo pode ser extremamente destrutiva, pode levar à sensação de desconexão com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo. É por isso que o próximo passo é levar a pessoa a buscar dentro de si mesma as respostas para tudo aquilo que ela precisa. O autoconhecimento é uma ferramenta indispensável, e nosso trabalho é guiar a pessoa nessa jornada.

Seja com nossas terapias ou com nossos Florais Quânticos, aqui no Instituto Diferenser buscamos a verdadeira cura, buscando solucionar as questões mais difíceis em sua origem, que muitas vezes ultrapassam gerações, e estão fora do controle e do acesso das pessoas. E é crucial chegar ao cerne das questões existenciais para alcançar a plenitude que somente o autoconhecimento pode dar.

Neste mês, dedicaremos todas as nossas redes para tratar desse assunto tão importante e sério, trazendo informações, dicas e esclarecimentos. Aqui no Instituto Diferenser, nós te ouvimos.

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!