TOC e Constelação Familiar

TOC e Constelação Familiar

O TOC, sigla de Transtorno Obsessivo-Compulsivo, é uma condição mental que afeta o comportamento, os pensamentos e as emoções de uma pessoa. Muitas pessoas sofrem com esse mal e não conseguem se livrar verdadeiramente dele, mesmo com terapias e medicamentos. Mas hoje sabemos que é preciso compreender a origem desse problema para alcançar a cura.

 

O que é o TOC?

Ele é caracterizado pela presença de obsessões, que são pensamentos ou imagens intrusivas e indesejadas que geram ansiedade e angústia, e compulsões, que são comportamentos repetitivos que a pessoa sente a necessidade de realizar para aliviar a ansiedade gerada pelas obsessões.

O TOC é um transtorno relativamente comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 a 2% da população mundial sofre com o transtorno em algum momento da vida. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas sofram com o TOC.

 

Como é a Vida das Pessoas com TOC?

A vida das pessoas que sofrem com TOC pode ser bastante afetada pela condição. As obsessões e compulsões podem consumir grande parte do tempo e da energia da pessoa, limitando suas atividades diárias e causando sofrimento. Por exemplo, uma pessoa com TOC que tem obsessão por limpeza pode gastar horas por dia lavando as mãos, evitando tocar em objetos ou saindo de casa. Outras pessoas podem ter obsessões relacionadas a segurança, medo de cometer erros, preocupação com a simetria ou perfeição, entre outras.

As compulsões podem trazer algum alívio temporário da ansiedade, mas acabam gerando um círculo vicioso: quanto mais as compulsões são realizadas, mais as obsessões se intensificam, levando a um aumento da ansiedade e do sofrimento. O transtorno pode afetar significativamente a qualidade de vida da pessoa e até mesmo impedir a realização de atividades cotidianas, como trabalho e estudos.

 

Um Olhar Sistêmico Sobre o TOC

Normalmente, o tratamento do TOC envolve terapia e, em alguns casos, medicamentos antidepressivos. No entanto, o tratamento convencional foca nos sintomas, sem tocar na origem do problema.

O que muitas pessoas não sabem é que o TOC tem uma origem muito mais profunda, relacionada à própria ancestralidade. Por isso, nenhum tratamento para o transtorno está realmente completo se não contemplar essa outra faceta. O tratamento tradicional deve ser seguido com a orientação de um médico psiquiatra, mas somente buscando as origens profundas através de psicoterapias do inconsciente é possível iniciar a jornada da verdadeira cura.

Muitas questões que afetam nossa vida tem uma origem em nosso sistema familiar. Problemas de saúde, problemas financeiros, profissionais e afetivos têm suas raízes nesse passado ao qual não temos acesso sem uma mediação adequada. Dores incompreensíveis, dificuldades incontroláveis, padrões de comportamento que se repetem: tudo isso atua em níveis profundos da nossa consciência, e a psicologia convencional também não está atenta a isso.

É preciso resgatar a conexão com o Divino para que não haja nenhum bloqueio energético. O tratamento do TOC não deve focar apenas em mitigar os sintomas. Caso a origem da doença não seja também tratada, os sintomas retornarão. O que muitas pessoas não sabem é que o TOC tem uma origem espiritual muito mais profunda, relacionada à própria ancestralidade. Afinal, nossa história não começa no dia de nosso nascimento, mas muito antes, em um passado ancestral longínquo.

Com essa compreensão, aqui no Diferenser buscamos tratar de nossos clientes de uma forma completa, trazendo à tona os componentes ocultos que afetam sua saúde com um olhar cuidadoso, meticuloso e aberto a outras possibilidades. Através da nossa mediação, é possível iniciar um caminho de autoconhecimento transformador, que leva à autoaceitação e ao autodesenvolvimento.

Vá além e descubra um universo de possibilidades. Seja Diferenser!

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!