Janeiro é o mês que simboliza um novo início. Não é à toa que fazemos planos, estabelecemos metas, torcemos por mudanças e prometemos a nós mesmos criar novos hábitos. O primeiro mês do ano inspira esse sentimento de renovação, uma nova oportunidade para irmos em direção daquilo que desejamos ser. E é neste mesmo mês que trabalhamos a conscientização pela importância da saúde mental. A campanha Janeiro Branco já está em sua décima edição, e mostra-se cada vez mais importante em nossos tempos.
Uma Questão Humana
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental. A pandemia agravou esse cenário, mas não o criou: o número já vinha crescendo mesmo antes do isolamento social, muito em decorrência das mudanças comportamentais da população, com hábitos cada vez mais introspectivos.
Questões psicológicas e emocionais, aliás, não são um fenômeno novo; a humanidade lida com elas desde sempre. Mas a saúde mental não deve ser uma preocupação somente para aqueles com diagnóstico de algum transtorno. Pelo contrário, esse cuidado deve partir de todos nós, não apenas pensando em como somos afetados, mas em como afetamos as pessoas ao nosso redor.
Saúde Mental
A saúde não é apenas a ausência de doenças, mas uma combinação de fatores que incluem o bem-estar físico, mental, emocional, espiritual e social. Por isso, simplesmente não ter um diagnóstico de transtorno mental não significa que você não deve se preocupar com esse assunto. Assim como a saúde física, a saúde mental exige cuidado constante.
O equilíbrio mental pode sofrer impacto de situações corriqueiras, comuns a todas as pessoas, como conflitos familiares, problemas em relacionamentos amorosos, pressões de trabalho e outras demandas. Ter uma boa saúde mental envolve perceber o próprio valor e habilidades, além de ter a capacidade de ser resiliente diante das adversidades da vida e enfrentar as situações de tensão e estresse cotidianas.
Autoconhecimento e Equilíbrio
O autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para enfrentar as adversidades e manter uma boa saúde mental. Além disso, manter o equilíbrio entre Corpo, Mente e Espírito é essencial para ter qualidade de vida. Nesse início de um novo ciclo, cabe se perguntar o que pode ser mudado em nossas atitudes e pensamentos. O que vale deixar para trás? O que queremos manter em nossas vidas? Ter essa atenção com nós mesmo e com os outros é muito importante.
Aqui no Diferenser temos um olhar muito cuidadoso sobre saúde mental. Entendemos que não há saúde sem equilíbrio, e nenhuma das esferas do Ser pode ser negligenciada. Nossas terapias envolvem um olhar cuidadoso para tudo o que nos compõe, buscando a origem de nossas questões mais profundas e, assim, iniciando uma jornada de cura.
Renove-se, ame-se e se Diferenser!