Quando as pessoas não sabem o que querem, ficam presas às visões imediatistas e negativas do tipo “como se livrar do emprego atual”, “como largar do marido ou esposa atual”, “como se desvencilhar dos amigos atuais”, “como mudar do local onde moram”. Tornam-se vítimas. Elas não têm consciência que imaginar o futuro é uma das maiores dádivas humanas, somente nós temos a capacidade de imaginar, criar, fazer poesias, escrever, desenhar e contar histórias.
Ver o futuro significa ver com os olhos do coração e da mente, que resulta em abrir um leque de possibilidades para aquilo que mais queremos em nossa vida. Afinal, deve existir um propósito supremo em nossa existência, maior do que comer, beber, trabalhar e gastar.
Isso diz respeito à razão de existir, do que somos levados a ser e a fazer. Talvez você nunca tenha pensado nisso, já que a vida foi lhe conduzindo de forma alienante, rápida e líquida, onde as pessoas não possuem uma vida significativa, elas são resultado daquilo que consomem.
A visão é antecedida pela imaginação já que antes de uma criação material, existe a criação na mente. A visão não é fantasia, nem somente belas palavras e ideias, é uma realidade que ainda não foi levada à esfera física, como o projeto de uma casa antes da sua construção.
Somente quando temos consciência do que somos e vivemos é que compreendemos o propósito da nossa existência e o motivo de pertencermos a esse sistema e planeta. O propósito é algo maior, como exemplo: “quero ser uma pessoa que leve sabedoria e conhecimento à vida das pessoas”. É um propósito, é amplo, mas quando eu digo “quero ter um centro de desenvolvimento humano para o mundo com dez unidades até 2030”. Isso é visão, algo concreto que consigo ver com os olhos da mente.
E você já encontrou o seu propósito maior? Qual a visão que estabeleceu para você mesmo no futuro? Talvez seja esse um bom momento para deixar as bagagens pesadas do seu passado na estrada da sua vida e seguir em frente, antevendo seu futuro.
Siga esses 05 passos para você criar sua visão de futuro com um vision board (quadro de visão) ou mural da vida extraordinária.
1) Seja específico na sua meta em cada um dos pilares da vida.
Para ser considerada boa, sua meta precisa ser S.M.A.R.T, ou seja: específica, mensurável, atingível, relevante e ter limite de prazo.
2) Enxergue o seu objetivo com clareza.
Feche seus olhos e procure imaginar a sua meta em todos os seus detalhes. Qual a sua aparência? Sensação? O que você escutará quando atingi-la? Ter todos os seus 5 sentidos trabalhando no momento de determinar o seu objetivo é muito importante. Quando você o faz, está antecipando o sentimento de já tê-lo completado antes mesmo de começar. Saber quão bem você pode se sentir graças a essa meta atingida é um estímulo e tanto para manter o foco, não é?
3) Acredite de verdade na conclusão do seu objetivo.
De que adianta ter todo o trabalho de fazer um “vision board”, determinar sua visão de futuro, e estar constantemente pensando “Nunca vou conseguir fazer isso!”? Sim, você consegue! Lembra lá no começo que você criou uma meta S.M.A.R.T? Deixe os pensamentos negativos de lado, agarre-se aos positivos. Você pode e vai atingir a sua meta porque no passo anterior você sentiu como será quando conseguir fazê-lo e foi um sentimento ótimo. E quem é que não quer se sentir bem consigo mesmo?
4) Monte seu quadro.
Use o que quiser para criar o seu quadro e a sua visão de futuro. Revistas, livros, citações, internet, fotografias e até mesmo objetos são bem vindos. Dê um nome ao quadro que resuma exatamente o que pretende atingir com ele, por exemplo, quadro da vida extraordinária. E, novamente, é ótimo buscar envolver todos os seus sentidos. Use imagens, cheiros que estejam relacionados ao seu objetivo podem funcionar como estímulo olfativo. Para o quadro, busque objetos que você possa tocar e que fiquem próximos ao seu quadro. Seja criativo, divirta-se, mas é importante, você saber que, para construir essa visão de futuro através do quadro, você precisa ter um objetivo muito claro, caso contrário, ficará um quadro lindo com imagens lindas, mas distante da sua realidade.
5) Mergulhe no que você criou.
TODOS OS DIAS, escolha o período que quiser e gaste no mínimo 5 preciosos minutos olhando o quadro. Pense que o que está à sua frente é o motivo pelo qual você está batalhando tanto no trabalho, por exemplo. E que valerá a pena quando você finalmente conquistar aquilo que determinou como meta.
Tenha sempre em mente que esse quadro de visão do futuro é algo que você REALMENTE terá e não um sonho distante.
E o que diferencia esse objetivo de todos os outros que você pode ter abandonado ao longo da vida? A grande diferença é que, para atingir essa meta, você está tomando iniciativas e medidas práticas para que ela aconteça. Não perca mais tempo! Faça ainda em 2018 o seu “vision board” ou mural da vida extraordinária e tenha uma vida cocriada por si mesmo. Acredite! 2019 será o melhor ano de sua vida até então porque você merece o melhor.