Você conhece as cinco linguagens do amor?

Você conhece as cinco linguagens do amor?

Talvez seja o amor, o mais belo e mais complexo sentimento humano, pois ele é poderoso, nos move, nos motiva e obviamente não se manifesta de uma única forma.

Em seu livro best-seller “As Cinco Linguagens do Amor”, o pastor norte-americano Gary Chapman, aponta a existência de cinco formas diferentes de demonstrar e comunicar este nobre e belo sentimento.

 

Mas afinal, quais são as Cinco Linguagens do Amor?

As cinco linguagens do amor definidas por Chapman que há mais de três décadas trabalha com o aconselhamento de casais são:

1-Palavras de Afirmação;

2-Tempo de Qualidade;

3-Presentes;

4-Toque Físico

5-Serviços.

Cada uma dessas linguagens diz respeito à maneira que uma pessoa tende a demonstrar seu amor ou como ela se sente amada. Quando Chapman fala em linguagens do amor, ele se refere ao principal objetivo de qualquer linguagem: a comunicação!

A comunicação do amor está intrinsecamente ligada aos gestos que demonstram a percepção deste sentimento por você e por seu parceiro(a). Em muitos casais, a linguagem do amor de um é diferente da do outro, causando diversas crises no relacionamento. Isso não significa que não exista amor entre as partes, significa apenas que a linguagem do amor precisa ser trabalhada com diálogo e se necessário com terapia de casais.

Em muitos casos que atendemos aqui no Instituto Diferenser, percebemos que uma determinada crise quando bem trabalhada em terapia pode se transformar na chave para aprimorar a vida a dois. Isso ocorre porque quando você e seu cônjuge compreendem a comunicação do amor um do outro é possível resolver os aspectos negativos dessa comunicação, identificando as barreiras que impedem que vocês sejam realmente felizes, aceitos e amados. E é aí que entram as linguagens do amor. Vamos discorrer um pouco mais sobre cada um delas.

 

Palavras de Afirmação

“Você está linda!”

“Me sinto extremamente alegre por ter você ao meu lado.”

O que todas essas frases têm em comum? Sim! Elas são palavras de afirmação, expressões para demonstrar nossa gratidão perante nosso cônjuge. Podem parecer palavras simples, mas elas têm o poder de demonstrar seu interesse, carinho e amor por seu parceiro(a). Chapman diz que para as pessoas que possuem essa linguagem do amor as palavras de encorajamento são como dizer: “Eu me importo com você e estou ao seu lado”, demonstrando que você acredita nela e em suas capacidades.

 

Tempo de qualidade

Na correria do dia a dia, o tempo parece ser nosso inimigo e parece impossível dar conta de tudo. Bom, a verdade é que realmente é impossível dar conta de tudo, por isso, devemos aproveitar ao máximo o tempo com a pessoa amada. Chapman associa o tempo de qualidade à atenção plena, a olhar nos olhos, a realmente ouvir o que seu cônjuge tem a dizer. Nada de conversar sem dar atenção enquanto mexe no celular, a pessoa que possui essa linguagem do amor precisa que você foque nela, conecte-se com ela, pergunte como foi o dia dela, o trabalho, os hobbies, entre outras coisas. Valorize cada minuto com a pessoa amada de forma plena e sinta alegria dela iluminar você.

 

Presentes

Nesta linguagem, Chapman não se refere ao preço de um presente, mas sim, a intenção e o significado por trás dele. Conforme destaca o autor em sua obra, quando a pessoa que possui esta linguagem do amor segura em mãos um presente, ela sente uma expressão palpável do afeto da outra. É algo que ela poderá olhar e dizer: “nossa, ele(a) realmente lembrou de mim!”. O presente nada mais é do que um símbolo desse pensamento afetivo.

Ele é uma forma visual do amor. Por isso, para a pessoa que possui tal linguagem do amor, qualquer presente vai causar uma reação de imensa felicidade.

 

Toque Físico

Eis aqui uma das mais famosas linguagens do amor: o toque físico. Andar de mãos dadas, acariciar, abraçar e beijar são expressões comuns de amor entre casais. Chapman

relembra que o toque é um dos cinco sentidos humanos e que por meio dele que são ativados inúmeros receptores que provocam reações em todo o corpo. Porém, para as pessoas que possuem o toque físico como linguagem do amor, o contato desempenha um papel ainda mais importante.

Um simples carinho é a mais perfeita tradução de um “amo você”. Por outro lado, um toque mais agressivo é extremamente prejudicial. É provável que você já tenha percebido que determinadas pessoas são muito carinhosas no toque, gostam de abraços fortes e apertos de mão demorados. Enquanto outras ficam extremamente desconfortáveis com o contato físico. Trata-se de algo que muda muito de acordo com a personalidade de cada ser humano. Porém, na vida a dois, uma pessoa que possui o toque físico como linguagem do amor anseia pelo toque explícito. O mais simples dos cafunés pode transformar seu dia e fazê-la se sentir feliz, amada e valorizada.

 

Serviços

Você já reparou na reação de sua mulher ou de seu marido quando você ajuda ela(e) a dar banho nas crianças, preparar o jantar, lavar a louça ou arrumar a cama? Se essas ações possuem um efeito de gerar extrema felicidade na pessoa que você ama, é provável que o serviço seja a linguagem do amor dela.

Normalmente, para quem se sente amado através do auxílio prestado pelo cônjuge, ter de pedir ajuda de forma recorrentemente nas tarefas é um processo penoso. A pessoa passa a exigir auxílio, causando um bloqueio no fluxo de amor. Por isso é tão importante compreender a linguagem do amor do seu parceiro. Caso seu cônjuge tenha o serviços como linguagem, o simples fato de arrumar a cama terá um impacto transformador em seu relacionamento.

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre as cinco linguagens do amor? Acha que precisa de mais? Então fale conosco! Não tenha medo de lutar pelo seu relacionamento, faça terapia, seja Diferenser.

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!