21 hábitos de sabedoria para ter harmonia na família

21 hábitos de sabedoria para ter harmonia na família

A família é a nossa base para o mundo, pois é nela que desenvolvemos nossa personalidade, nossas crenças, nosso ser. Dentro deste sistema tão complexo e maravilhoso chamado família, precisamos trabalhar juntos para manter a harmonia.

Muitas famílias chegam até o Instituto Diferenser devido ao desalinhamento entre seus membros. Casos em que o adolescente se distancia da família e passa o tempo todo conectado em games ou nas redes sociais, casais isolados devido a falta de diálogo, pais e filhos que não conseguem se comunicar, uso de drogas e bebidas na adolescência, enfim, os desalinhamentos familiares são numerosos.

Mas como podemos resolvê-los? Bom, não existe uma fórmula mágica para isso, mas em seus atendimentos e estudos ao longo dos anos, o Presidente do Instituto Diferenser, Geraldo Scarcelli sistematizou 21 hábitos de sabedoria para que as famílias pratiquem juntas e possam conviver unidas e com harmonia.

 

1- Pais presentes na vida dos filhos

Um estudo da Universidade McGill, no Canadá, avaliou 26 mil adolescentes de 11 a 15 anos e concluiu que o simples fato de fazerem refeições em família regularmente os ajudou a se sentirem mais confiantes. Não se trata apenas das refeições, mas sim de conversar e realizar atividades juntos com frequência.

 

2- Organizar a casa juntos

Manter a casa arrumada é um grande desafio para quem tem crianças, mas ao invés de atrapalhar elas podem ser grandes aliadas se as tarefas domésticas forem abordadas de forma lúdica. Por exemplo, convide a criança a inventar uma nova arrumação do quarto, propondo uma brincadeira de faz de conta onde o quarto é uma loja que precisa arrumar o seu estoque, separando roupas de verão e de inverno, pijamas de meias, e por aí vai…

 

3- Cozinhar e organizar a mesa em família 

Preparar refeições em família é uma excelente oportunidade de aprendizagem para a criança. Mas é também um momento de convívio entre todos, pois além dos sabores, a cozinha pode criar fortes laços emocionais entre os membros da família. Vale ressaltar que ao participar do preparo das refeições e da organização da mesa e da cozinha, a criança aprende a valorizar mais os alimentos e o trabalho que os pais têm.

 

4- Fazer as refeições juntos com uma música suave ao fundo

Como mencionamos brevemente no item 1, o simples fato de jantar em família faz toda diferença. Existem muitos fatores por trás disso, mas em grande parte os benefícios se devem aos laços criados durante as refeições, pois é um momento de criar tradições familiares, aproveitar a companhia um do outro, um momento para se estar verdadeiramente juntos. Agora você deve estar se perguntando: mas e a música? De acordo com estudos recentes, a música afeta tanto o sabor da comida quanto o apetite, ela é uma espécie de acompanhamento. Presente, mas invisível, ela cobrirá os silêncios, ​​tornando o momento em família ainda mais agradável.

 

5- Fazer brincadeiras em família desde a infância dos filhos 

As brincadeiras em família ajudam a estreitar laços familiares, criando memórias e gerando oportunidades para que os pais e as crianças possam fazer algo divertido e agradável juntos. Um dos principais benefícios para as crianças pequenas é saber que a família está interessada em passar tempo com elas, melhorando consideravelmente sua confiança! A hora da brincadeira pode ser qualquer hora e pode ser qualquer brincadeira (jogos educativos, fazer cabanas, jogar bola, etc).

 

6- Fazer atividades físicas juntos 

Se praticar exercícios é bom, praticar na companhia de quem amamos é melhor ainda! A prática de atividades físicas é importante em todas as fases da vida, por isso, os pais devem incentivar seus filhos desde cedo. Hábitos como caminhar e andar de bicicleta auxiliam para que nossos pequenos cresçam longe do sedentarismo e desenvolvam amor pelo esporte.

 

7- Lazer em família

Seja indo ao cinema, fazendo um piquenique ou passeando na natureza. O lazer em família pode ser uma das melhores terapias. Pois proporciona o contato de forma divertida e relaxada com seus filhos e seu companheiro, o lazer amplia os momentos de felicidade e gratidão no círculo familiar, tornando as relações cada vez mais harmônicas e sólidas.

 

8- Pais sentarem para estudar junto com os filhos

Diferente do que muitos pais pensam, estudar com o filho não é dividir o compromisso dos estudos, e sim acompanhá-lo de perto, proporcionando conforto e segurança. Desta forma ele terá maior facilidade para absorver o conteúdo aplicado na escola.

 

9- Ensinar sobre finanças

É de extrema importância ensinar para a criança o valor do dinheiro. Para isso é importante que os pais falem sobre dinheiro naturalmente, expliquem para a criança o que é o salário, o cartão de crédito, entre outras coisas.  Quanto mais intimidade a criança tiver com o tema, mais facilidade ela terá para lidar com esta questão ao longo da vida.

 

10- Ter horários para dormir e para acordar

Sabemos que estabelecer uma rotina na vida dos filhos não é uma tarefa fácil, ainda mais no correria em que vivemos, Porém, é muito importante que a família adote alguns hábitos e regras no cotidiano das crianças. Estabelecer um horário para dormir e para acordar ajuda a criar um ambiente saudável, fazendo com que os pequenos se sintam confortáveis e seguros.

 

11- Senso de cooperação

Uma tarefa que é distribuída entre várias pessoas se torna mais rápida e fácil, por isso é a cooperação é tão importante. Quando todos se ajudam em casa, a família se torna mais unida e consequentemente mais forte para superar os obstáculos juntos.

 

12- Respeitar a Lei do Equilíbrio

A Lei do Equilíbrio propõe que o dar e o receber em e um relacionamento devem ser proporcionais. É importante refletir se a relação com seu filho não viola a lei do equilíbrio em seu sistema familiar, que você o trata como um ser igual. Refletindo sobre esta lei fica mais fácil entender a origem dos conflitos e chegar a uma relação de cooperação mútua e amor.

 

13- Respeitar a Lei da Hierarquia

Como o próprio nome sugere, a Lei da Hierarquia aponta que dentro do sistema familiar, a pessoa que chegou antes tem prioridade sobre aquela que chegou depois. Por isso os filhos devem respeito e reconhecimento aos pais. Vale lembrar também que quando o casal teve um aborto é importante que todos os membros da família saibam para que aquele bebê seja aceito e incorporado ao sistema familiar.

 

14-  Ter respeito um com o outro

O respeito no relacionamento familiar dá-se quando os pais respeitam ou filhos e vice-versa. Isso só ocorre quando a harmonia do entendimento frequenta o lar, tornando-o um local seguro onde situações podem ser discutidas e decisões podem ser tomadas pensando no bem de todos.

 

15-  Ter comunicação familiar

A comunicação familiar é de extrema importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade no lar. É preciso falar sobre nossos sonhos, nossas frustrações, procurar e dar conselhos, e principalmente, dizer nossos sentimentos, declarar o nosso amor com palavras.

 

16- Fazer Mural da Vida Extraordinária da Família 

O Mural da Vida Extraordinária da Família é uma ferramenta que pode ajudar você e sua família a colocarem todos os objetivos em prática. No mural a família devem ser compartilhados os sonhos da família, pois é a partir do sonho que criamos uma visão positiva de futuro.

 

17- Ensinar valores de reto pensar, reto falar e reto agir

O homem se torna aquilo que cultiva no pensamento. Por isso é tão importante ensinar aos seus filhos o reto pensar. O pensamento bem direcionado, impede que as sementes da perturbação mental germinem, evitando os tormentos que procedem dos vícios ancestrais. Ao aprender a pensar reto, a criança também falará e agirá reto, tornando-se uma pessoa honesta, confiante e saudável.

 

18- Ensinar sobre espiritualidade além da religiosidade

Não estamos dizendo que você não deve apresentar sua religião para o seu filho, muito pelo contrário. O ponto aqui é ensinar ao seu filho que ele é livre para se conectar ao divino da forma como for para ele, pois o divino não está apenas em um prédio ou celebração, ele está em todo lugar, basta senti-lo.

 

19- Conhecer da história dos ancestrais e sobre o clã da família

Como sempre dizemos por aqui: a aceitação e a honra aos antepassados fazem toda diferença para o desenvolvimento pessoal, afinal, quem nunca se perguntou de onde veio? Ensinar a criança sobre o passado da família é ensinar quais são as origens e as verdadeiras raízes dela.

 

20- Visitar os avós paternos e maternos

Visitar os avós é uma conexão direta com os ancestrais, pois trata-se de um encontro de gerações, um encontro de amor. Ao visitar os avós, a criança descobre que além de sua casa também existem outros lugares seguros e agradáveis. Enquanto os avós sentem-se mais jovens e fisicamente mais ativos na presença dos netos.

 

21- Ensinar sobre a consciência familiar que é o laboratório do amor

“A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, ter respeito, fé, solidariedade, companheirismo e outros sentimentos”. Essa frase é de Luís Fernando Veríssimo e desta forma podemos afirmar que a família  é a base da sociedade e nós somos o reflexo da família que temos.

O mundo está inundado por corrupção, pornografia, fome, violência, injustiça, músicas inadequadas, individualismo, falta de compaixão. E a princípio, pensamos que não podemos mudar o mundo. Engana-se quem entende dessa maneira. A mudança começa por nós e, na família. Ela é um laboratório de  aprendizado, de crescimento do “eu divino”, de diálogo, de perdão e é a maior extensão do amor.

E assim também precisamos ter consciência sobre um ditado  “A fruta não cai longe do pé”. Ou seja, todos os membros da família estão inseridos naquele clã por um propósito de evolução. E é neste laboratório de amor que deve ser construído bases sólidas para uma vida de abundância e plenitude em todas as áreas.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” – Mahatma Gandhi

Mude a sua vida, mude a vida da sua família, leve a harmonia para o seu lar, seja Diferenser!

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!