A história de Bert Hellinger e as Constelações Familiares

A história de Bert Hellinger e as Constelações Familiares

Nascido em 16 de dezembro de 1925, Anton Hellinger foi um filósofo e psicoterapeuta alemão, responsável por criar o método terapêutico conhecido como Constelações Familiares. De família católica, seu nome “Bert” vem da época em que entrou para a ordem dos jesuítas e adotou o nome religioso “Suitbert”. Com formação em filosofia e teologia pela Universidade de Würzburg, abandonou a vida religiosa e se tornou um dos mais influentes e originais pensadores de nossa época.

 

“Sou um filósofo aplicado, não um terapeuta.”

Hellinger sempre foi um estudante ardoroso e apaixonado pelo conhecimento. Sua teoria é, a um só tempo, composta de diversas correntes de pensamento e extremamente original, única. Seus estudos de filosofia e teologia, além dos 16 anos em que passou como missionário na África com os Zulu, deram uma base para o seu entendimento fenomenológico do mundo, com orientação humanista e transpessoal.

Hellinger, mesmo, não se considerava um psicoterapeuta, apesar de também ter estudado profundamente o assunto em Viena, por diversos anos – na mesma época, aliás, também estudou Gestalt-terapia, análise transacional, hipnoterapia, terapia familiar, Processamento de Linguagem Natural e terapia primal. Hellinger se considerava, na verdade, um “filósofo aplicado”, e seu trabalho unia psicoterapia, a herança filosófica do Ocidente e conhecimentos sobre rituais ancestrais de cura de povos primitivos.

 

O surgimento das Constelações Familiares

Apesar de ter sido cunhado por Alfred Adler, o termo “Constelações Familiares” foi utilizado de maneira única e original por Hellinger para descrever a sua abordagem terapêutica nos anos 1990. No início da década de 1980, Hellinger começou a integrar ideias do processo de reconstrução familiar em terapias de grupo e de família. Nessa época, passou a usar membros dos grupos para simular um sistema familiar – basicamente no formato em que conhecemos hoje.

Hellinger tinha uma visão holística, por isso não via vantagem em separar mente e corpo, família e cultura, razão e emoção. Para ele, fazia muito mais sentido ver todas essas coisas não como opostos binários, mas como um todo contínuo.  Sua abordagem é fenomenológica, e tem o objetivo de “revelar a verdade do que é”. Após anos de observação atenta, Hellinger identificou como, dentro de uma família, existe uma espécie de uma “consciência familiar” transgeracional, que se perpetua de forma inconsciente. Foi a partir disso que Hellinger desenvolveu o que chamou de “Ordens do amor”.

 

Ordens do amor?

As ordens do amor são uma teoria fundacional da teoria de Hellinger, e compreendem a Lei da hierarquia, a Lei do equilíbrio e a Lei do pertencimento. Essas leis se referem à necessidade que todas as pessoas têm de uma ordem hierárquica, de preservar o equilíbrio entre dar e receber e de pertencer a um sistema familiar. Quando essas leis são violadas, inicia-se um processo de dissonância e desequilíbrio no sistema familiar, que pode gerar inúmeros problemas. É aí que entra a Constelação Familiar.

 

Coincidências?

A história de Bert Hellinger talvez seja capaz de te convencer de que nada é por acaso. Se ele não tivesse se encontrado com Gunthard Weber em uma conferência em 1988, talvez Hellinger tivesse se aposentado e nunca teríamos ouvido falar dele, nem de seu importantíssimo pensamento. Weber foi responsável por convencer Hellinger a publicar seus trabalhos, que, até então, não haviam sido documentados. Veio a morrer em 2019, aos 93 anos, com dezenas de livros publicados e com um legado importantíssimo. Terá sido mera coincidência?

A constelação familiar é um modo de melhorar o seu autoconhecimento, a sua percepção da importância do sistema familiar e o seu entendimento de que todos os seus atos e decisões têm impacto direto na vida, na felicidade e na plenitude da sua linhagem. Entendendo isso, você pode descobrir novas formas de lidar com seus desafios e melhorar seu desempenho em todas as áreas da vida. Você merece desenvolver todo o seu potencial, você merece ser Diferenser!

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!