fbpx

Como construir um Relacionamento Sólido e Saudável?

Como construir um Relacionamento Sólido e Saudável?

Como seres que vivem em sociedade estamos sempre construindo relações com nossos semelhantes, mas sejam eles pessoais ou profissionais, os relacionamentos são dinâmicos e repletos de desafios diários.

É por isso que hoje vamos falar sobre a importância de nos conscientizarmos que nossas atitudes importam e muito na construção de relacionamentos sólidos e saudáveis. Muitos estudiosos, filósofos e pesquisadores já se debruçaram sobre os mistérios da relação humana, buscando respostas para entendê-los, fortalecê-los e até mesmo repará-los.

Não é segredo que muitas pessoas ao redor do mundo possuem dificuldades para manter a harmonia e o companheirismo em seus relacionamentos amorosos. Preocupado com essa triste realidade o Dr. John Gottman se uniu ao Departamento de Psicologia da Universidade de Washington, em 1986, e fundou o Laboratório de Pesquisa da Família, o qual ficou famoso mundialmente como Love Lab ou “laboratório do amor”.

Nas últimas quatro décadas o Dr. Gottman e sua equipe estudaram mais de 3 mil casais e os resultados dessa pesquisa podem salvar o seu relacionamento. O presidente do Instituto Diferenser, Geraldo Scarcelli já se debruçou sobre os estudos do Dr. Gottman e o utiliza com sucesso juntamente com as psicoterapias do Diferenser para literalmente salvar relacionamentos.

Hoje, separamos alguns conceitos do Laboratório do Amor que podem transformar o seu relacionamento. Acompanhe:

O Mapa do Amor

Esse é um dos conceitos mais famosos da pesquisa do Dr. Gottman. Nele o pesquisador diz que casais emocionalmente inteligentes conhecem o universo um do outro e possuem um “mapa do amor” do parceiro, ou seja, conhecem seus gostos e preferências, objetivos, valores, visão de mundo, anseios, temores e esperanças. Deste modo quanto mais o casal se conhece, mais harmonioso e saudável é o relacionamento.

Ame a admire seu companheiro 

O Afeto e a admiração devem ser cultivados com fervor, pois, a pessoa amada precisa de suporte, ela precisa sentir-se segura e respeitada. Acreditar que seu cônjuge é digno de admiração e respeito é um passo muito importante para construir um relacionamento saudável. Sabemos que com a correria do dia a dia fica difícil fazer tudo, mas o seu relacionamento merece e exige o seu tempo, por isso, cuide para que o afeto e a admiração sejam cultivados pelo menos cinco horas por semana, são as chamadas “5 horas mágicas”.

Veja o outro

Não é vaidade querer que a pessoa que amamos nos veja, nos elogie. Existem momentos em que devemos demonstramos de um jeito ou de outro nossas vontades ao parceiro. Dar a entender que queremos ver um filme, sair para curtir ou jantar, ou até mesmo um gesto mais claro que indica a necessidade de aceitação ou um elogio, aprovação de algum trabalho que teve destaque. Essas atitudes são chamadas de “lances” pelo Dr. Gottman. Por isso é necessário atenção ás pistas que a pessoa amada fornece e atendê-las, acumulando sentimentos positivos com esses comportamentos.

Faça concessões

Um relacionamento não deve se tornar uma guerra sobre quem tem ou não razão. Por isso é tão importante negociar concessões, dividir decisões e escolher juntos o que será melhor para o casal. Parece tarefa simples, mas é preciso muito treino para que ambas as partes se sintam satisfeitas com a escolha realizada. Conversar e trocar ideias constantemente ajuda muito nessa questão.

Resolva também os problemas “fáceis”

Sabe aquele briguinha boba sobre toalha em cima da cama ou quem quebrou aquela tigela? Podem parecer problemas pequenos e fáceis, mas isso não quer dizer que eles devem ser ignorados. Segundo os estudos do Dr. Gottman conflitos pontuais e solucionáveis representam apenas 31%. Então, o correto a ser feito é sempre procurar resolução imediata para solucioná-los e não deixá-los tomarem proporções passíveis de danos futuros e que podem se transformar em problemas sérios e causarem impactos negativos ao relacionamento.

A paz é o caminho

Um relacionamento deve ser um porto seguro, um lugar de paz e calmaria para a alma. Por isso é preciso saber identificar os conflitos que o casal julga como constantes no relacionamento, ou seja, o respeito a individualidade, afinal, somos seres únicos com sonhos internos e inúmeras particulares e precisamos identificar quais concessões que implicam diretamente na perda de nossa própria identidade. Não é necessário que o casal compartilhe o mesmo sonho, mas é imprescindível que ambos honrem e compreendam o sonho um do outro.

Compartilhando sonhos e significados

Viver a dois é compartilhar hábitos, costumes, práticas, símbolos e projetos, viver a dois é compartilhar a vida. Para alcançar um relacionamento saudável e duradouro é preciso respeitar os desejos e vontades do parceiro e também externar os nossos para que juntos, o casal possa evoluir no dia a dia.

Mude a forma como você se relaciona com o mundo, mude a forma como você se relaciona com o seu amor, seja Diferenser!

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!