fbpx

Precisamos falar sobre Religião, Religiosidade e Espiritualidade

Precisamos falar sobre Religião, Religiosidade e Espiritualidade

Falar sobre religião nunca é uma tarefa fácil, pois trata-se de mexer com a fé das pessoas. Mas, desde já, queremos esclarecer que apoiamos toda e qualquer religião e que este texto tem como único objetivo informar.

Partamos do dia mundial da religião que, aqui no Brasil, é comemorado amanhã (21 de janeiro). Desde o ano de 1950, o mês de janeiro é dedicado à comemoração do Dia Mundial da Religião. A data comemorativa foi proposta em uma Assembléia Espiritual Nacional dos Estados Unidos da fé bahá’í, uma religião que surgiu no século XIX por meio dos ensinamentos do líder religioso persa Bahá’u’lláh, nascido em 1817 e morto em 1892.

De acordo com a proposta original, o Dia Mundial da Religião é comemorado no terceiro domingo do mês de janeiro, tornando-se, assim, uma data móvel. Mas, como mencionamos anteriormente, no Brasil é comemorado em 21 de janeiro, coincidindo com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

 

O que significa o Dia Mundial da Religião?

O Dia Mundial da Religião é dedicado a pensar e trabalhar a harmonia entre as religiões de todo o mundo. Pois, como bem sabemos, o preconceito, a discriminação e a intolerância religiosa causam conflitos desde os primórdios da humanidade. Os bahá’í acreditam que o mundo pode se livrar desses pré-conceitos ao constatar que existem elementos em comum entre todas as religiões e, assim, alcançar uma convivência harmoniosa entre todas as crenças.

Claro que essa não é uma tarefa fácil, mas o Dia Mundial da Religião pode ser uma grande oportunidade para meditar e discutir sobre a situação das tradições religiosas em nosso mundo conectado e globalizado. Prezar por uma convivência harmoniosa entre as diferentes religiões é uma forma de vivermos em paz.

 

O que é religião?

A palavra “religião” é um termo de origem latina e significa “religação” com o divino (Deus). Como bem sabemos, existem diversas religiões espalhadas pelo globo, e cada um de nós pode, por livre e espontânea vontade, escolher qual desejamos seguir. Desde o princípio, a humanidade buscou acreditar que existe algo além dela – uma força suprema capaz de mudar, auxiliar e até mesmo promover transformações em todos os seres, individualmente. Para a grande maioria das pessoas, esse ser supremo se chama Deus.

Na busca por exaltar, adorar, agradecer e louvar a Deus ou ao ser supremo, nossos antepassados construíram grandes templos. Lá, todos podiam se reunir com um só propósito: celebrar e cultuar os deuses em que acreditavam. Bilhões de pessoas continuam a fazer o mesmo. Para simplificar, podemos dizer que religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas por um grupo de pessoas de acordo com seus ensinamentos, doutrinas e costumes. A manifestação de cada religião acontece em templos (por exemplo, a igreja), onde cada um tem a experiência de entrega verdadeira e sincera ao Deus a qual ela acredita; essa entrega se chama fé.

 

O que é religiosidade? 

A religiosidade está menos relacionada à “religação” com o divino que a religião ensina, pois “religião” se refere a alguma doutrina, seja ela qual for. A religiosidade não representa um compromisso com nenhuma doutrina específica. Ela se refere, muitas vezes, a uma necessidade que as pessoas têm de pertencimento a algum grupo, sendo bem diferente de espiritualidade.

O que é espiritualidade?

A espiritualidade é comumente associada ao ato de cuidar das coisas do espírito. Portanto, ela pode ser encontrada em diversas práticas, tanto dentro das religiões quanto fora delas. Quando você consegue realmente se conectar com o divino dentro da sua religião, é maravilhoso e isso deve ser exaltado; porém, é comum que pessoas que não seguem nenhuma religião também sintam essa maravilhosa conexão com o divino, e está tudo bem.

Você é livre para se conectar com o divino da forma que fizer mais sentido para você, pois ele não está apenas em um prédio ou celebração: ele está em todo lugar, basta senti-lo. Imagine um surfista “pegando” uma onda; ele sente o vento mexer seus cabelos, o sol tocar sua pele e a vibração do mar. Nesse momento quase mágico, o surfista se conecta com a natureza, ele se conecta com o divino à sua maneira. O divino está no mundo e em você, você só precisa aprender a melhor forma de encontrá-lo.

O grande mestre Amit Goswami é referência mundial nos estudos da ciência e da espiritualidade e um grande defensor da importância de valorizarmos nossa espiritualidade. Ao se aprofundar nos estudos da física quântica, Amit percebeu que a existência não se trata apenas de interações materiais, mas sim que existe uma consciência que dá base a toda existência. E estamos todos interligados por essa consciência.

Entender nossa espiritualidade, nos conectarmos com o divino, é crucial para termos uma vida plena em todos os aspectos. Abandone velhos conceitos, abra sua mente para novos conhecimentos e possibilidades. Seja Diferenser!

 

 

Que tal se conhecer melhor nossas psicoterapias ? Fale conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!